Nome ϟ●•  A Captura - A lenda dos Guardiões#1
Autora ϟ●• Kathryn Laky
Páginas ϟ●• 175
Editora ϟ●• Fundamento
Nota ϟ●• 9.9

Sinopse

(...) Soren tentou desesperadamente bater as pequenas asas curtas. Inútil! "Estou morto. Uma corujinha morta. Três semanas fora da casca e a minha vida termina!", ele pensou. Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal! Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie. Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar - voar até Ga Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo. Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação. A série A Lenda dos Guardiões ficou por diversas semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times e deu origem a um filme. A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu.

ϟ●•

Nossa, que sinopse grande o.O Tá, disfarça o surto. O que dizer desse livro? É maravilhoso, sim. Eu não iria lê-lo. Já tinha assistido o filme e sabia que a série de livros - ao todo são 16 livros, se não me engano - tinha sido enxugada e mostrada boa parte no filme. Ou seja, sei spoilers terríveis. Por esse motivo eu tinha riscado "A Captura" da minha Wish List. Então, vem meu pai, bonzinho, e me dá o livro de presente. Eu fiquei feliz, afinal, mesmo já sabendo vários spoilers, eu tinha ganhado um livro (*o*). E a capa é linda, as folhas são todas enfeitas... enfim, tenho quase certeza de que esse livro vai estar entre os melhores do ano - e olha que ainda estamos no mês 01!
Soren é uma coruja muito fofa. Ama a irmã Eglantine, os pais e.. bem, até o irmão mais velho e rabugento, Kludd. Tudo o que Soren deseja é passar logo pela Cerimônia de Primeiro Voo. Mas ainda faltam muitos dias, já que ele saiu do ovo há apenas três semanas. A pequena corujinha fica apreciando as aulas de Voo do irmão, tomando cada detalhe que seu pai ensina para si. Ah, não posso esquecer de dizer que Soren adora ouvir seu pai contando as Lendas de Ga'Hoole, A Lenda dos Guardiões.
Assim é a vida de Soren: tranquila. Até o dia em que seus pais saem para caçar. No ninho de Soren estão ele, o irmão Kludd - devo alertá-los que Kludd é muito mal, caso eu tenha deixado isso fugir dessa resenha -, a pequenina Eglantine e a serviçal, sra. P., uma cobra-cega. Soren estava observando seus pais partirem quando, sabe-se lá como, "caiu" de cima do ninho. É aí que as corujas de S. Aegolius, o lar para corujas Órfãs, capturam Soren e o levam para longe de Tyto, para longe de sua família.
Hipnotizadas pelo piscar da Lua, as corujinhas de S. Aegolius, são obrigadas a fazer tarefas. Tarefas essas que sempre estão ligadas a capturar as misteriosas Partículas. Em S. Aggie Soren conhece a simpática amiga Gylfie, e juntos, eles tentam fugir daquele lugar estranho. Será que essas duas corujinhas espertas vão conseguir sair de S. Aggie e ainda avisar outras corujas que aquele lugar horrível existe?
Uma narrativa impecável. "A lenda dos Guardiões" me prendeu do começo ao fim. Li o livro em três dias. As palavras que a autora utiliza são daquela classe de palavras que não te deixam desgrudar os olhos do livro, sabe? Eu chamo isso de "palavras mágicas", porque... bem, porque elas parecem enfeitiçadas mesmo. Eu senti como se estivesse dentro do livro o tempo inteiro. Fazia tempo que isso não acontecia.
AH, e os diálogos? São ótimos! Imagine corujas conversando? Pois é. As palavras que elas usam, as palavras que elas não sabem... parece mesmo real. Sabe qual é o palavrão mais imperdoável para corujas de família? Coaxinim. Eu explico o que isso significa: algo como "cocô de guaxinim" rs... Eu queria ser uma coruja (e olha que eu morro de medo de corujas. É o poder dos livros)!
Imagino que a pesquisa que Kathryn teve de fazer para escrever esse livro foi imensa, pois ela realmente nos mostra o universo das corujas. Espécies, ciclos de tempo, nascimento...toda a vida de uma coruja está retratada nas páginas desse livro. Sério.
Mas a revisão do livro... tsc tsc. Houve algumas trocas de nome e de colocação gramatical. O livro é narrado em terceira pessoa e, do nada, me aparece uma frase em primeira pessoa. "Eu nunca ouvi falar nisso". Como assim??? Eu fiquei me perguntando se havia entendido tudo errado, mas foi um deslize do editor/revisor/autora/whatever. Isso acabou roubando um pouco da magia do livro - e é esta a razão de eu ter tirado um décimo da nota do livro u_u. Senti falta também de mais explicações sobre a Lenda de Ga'Hoole. Se no filme sabemos exatamente do que se trata, acho que quem não assistiu ao filme fica perdido no livro.
Se você adora se perder na magia de um livro, faça uma auto-caridade e leia "A Captura". A série é e-nor-me, então não sei quando vou ler o próximo, já que minha lista de livros é e-nor-me também. Bem, quem sabe meu pai não resolva me presentear com o segundo livro, né? - pai, você está lendo isso? Meu aniversário está chegando, isso foi uma dica ein????

8 comentários:

  1. Agora me deu muita vontade de ler ein ! ;s OMG! hsuhs Quero ler este livro.. mas a série é tão grande hsush' Essas curuginhas me encantam *-* Adorei
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  2. Ahh, que livrinho curto, hein? Nem 100 páginas!
    Mas tudo bem... Ainda não li, nem vi o filme (que eu só descobri por causa de uma música que tocava lá, pra você ver como sou ligada ;P), mas depois dessa resenha.... WOW! Me deu muita vontade de ler! Apesar da série ser gigantesca - 16 livros, OMG! -, a Fundamento, aparentemente, não vai demorar séculos (o que já é um progresso, né? ;]).
    Bj ;*
    Isa.
    ~Portal dos livros

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme, mas não pretendo ler a série não posso me da o luxo de entrar em mais uma série.
    Beijos, K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Algumas revisões de livro são tensas, hein? AUSHAUS gostei bastante da resenha (: Mas acho que não leria esse livro, sei lá, não é meu estilo.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu vi o filme e adorei e tals, meus amigos adoooooooooram os livros, mas eu não sinto nenhum interesse de ler nenhum :/ Eu não sei por que Q Mas não importa o quão boas são as resenhas - como a sua - eu não sinto vontade em lê-lo. ><

    Beijos
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme também, ai perdi a vontade de ler... Quer dizer, se meu pai me desse eu também ia ler correndo! ahahahhaah
    Assim como Wake nao tava na minha lista de proximas leituras e quando ele me deu eu adorei! :)

    Ganhar livros é bom demais! :)
    O blog está de parabéns!
    Vou voltar mais vezes
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Aaah, quem comentou antes foi a Luh!
    Meu blog tem 5 meninas, n teria como vc saber quem foi se eu nao contasse! rss
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Oi gente :)

    Carol, se você puder leia sim, é muito bom mesmo ^^ E é verdade, a quantidade de livros desanima MESMO :s

    Isa, é curto sim, mas são 175 páginas, acho que você confundiu algum número aí rsrs

    Karine, eu também ando acompanhando muitas séries, o que me deixa bem triste financeiramente rsrs

    Vanessa, são mesmo HSUAHUSA Nhá, se tiver a oportunidade leia sim, vai *o* rs

    AHH, Carol, é uma pena porque o livro é realmente bom ^^

    Luh, no caso de presente, leia sim HSUHAUSHA

    Bjoos'

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog