Nome ϟ●• Sorte ou Azar?

Autora ϟ●• Meg Cabot
Páginas ϟ●• 285
Editoraϟ●• Galera Record
Nota ϟ●• 10

Sinopse

Mais um sucesso da mega vendedora de livros Meg Cabot. 
A falta de sorte parece perseguir Jinx onde quer que ela vá — e por isso ela está tão animada com a mudança para a casa dos tios, em Nova York. Talvez, do outro lado do país, Jinx consiga finalmente se livrar da má sorte. Ou, pelo menos, escape da confusão que provocou em sua pequena cidade natal. Mas logo ela percebe que não é apenas da má sorte que está fugindo. É de algo muito mais sinistro... Será que sua falta de sorte é, na verdade, um dom, e a profecia sob a qual ela viveu desde o dia que nasceu é a única coisa que poderá salvá-la.

ϟ●•

Esse foi o primeiro que livro que li da Meg, foi minha estreia, finalmente - parecia que eu era a única pessoa no mundo que nunca havia lido Meg Cabot. Se foi sorte ou azar eu começar com esse livro?
Bem, muitos dizem que não é o melhor livro da Meg, que é meio fraquinho... Logo que o comprei a torrente de resenhas que vi de veteranas em Meg criticando "Sorte ou Azar?" foi imensa. Então pensei "Nossa, que SORTE a minha escolher justo o pior livro dela para começar!". Tempos depois da torrente de resenhas pouco positivas, tirei o livro da estante e comecei a ler. As primeiras páginas li no ônibus, a caminho da escola. Quando cheguei no ponto em que deveria descer, já estava na página 50. Na escola minha xará, a Lethy, perguntou o que eu tava achando do livro. Falei que a leitura estava fluindo. Ela não fez uma cara muito feliz quando falei que era o primeiro livro que eu lia da Meg. Foi quando vi a cara de decepção dela, ela tentando me consolar dizendo que não era tão ruim assim, que pensei que tudo estaria perdido, que eu ficaria frustrada com Meg Cabot - o que era a última coisa que eu queria. Mas então eu entrei na história. E descobri que foi a maior sorte começar a ler Meg Cabot justo com esse livro!
Jean, ou Jinx, é a garota mais azarado do mundo - mais azarada do que eu!. Tudo de ruim acontece com ela. Claro, o apelido dela já é Jinx mesmo (pé frio)... E agora ela teve que se mudar para Nova York, morar com a tia e o tio Gardner. Ela iria rever Aline, Teddy e Tory, seus primos, de quem ela tanto gostava. Mas ter que sair de Iowa por causa...daquilo? Não, Jinx odiava profundamente toda aquela história sobre bruxaria na sua família.
E quando ela pensou que se livraria daquilo, Tory - que agora não queria mais que Jean a chamasse de Torry, e sim Torrance - voltou a falar sobre bruxaria. E como se isso não bastasse, Jean não pode demonstrar seus sentimentos por Zach porque Torrance é apaixonada por ele. Jnix, isso tudo tinha que acontecer com Jinx.
Durante todo o livro, fiquei me perguntando por que Jean tinha saído de Iowa e por que Torry tinha ficado tão má assim. E eu não me senti incomodada de que todas as respostas só me fossem dadas no finzinho do livro. Porque a Meg tem as palavrinhas mágicas* nas pontas dos dedos. Em nenhum momento eu me senti entediada e nem com vontade de terminar o livro rápido.Tudo acontece no ritmo certo, nem rápido demais nem muito lento. Esse é o segredo de ser um livro tão rápido de ler.  
Jean é uma fofa, ela quer ajudar todo mundo, mas não é previsível e nem bobona igual certas mocinhas (hey Even!). Jean deixa o leitor sem saber quais vão ser suas atitudes, e por isso me deixou sem respirar em alguns momentos. Zach não é nosso bad-boy preferido, mas eu diria que ele sabe esconder muito bem seus sentimentos. Torrance, por mais vilã que tente ser, ficou com aquela "C" de carente marcado na testa. E Petra, a empregada dos Gardner...bem, achei ela um pouco robô demais, com atitudes previsíveis. 
Se "Sorte ou Azar?" é o livro mais previsível do mundo? Sim, porque desde o começo, você sente que tudo vai acabar bem, não importam os problemas. É como se fosse um filme da Disney. Mas eu gosto de filmes da Disney, porque de real, já não basta minha vida, não é mesmo? - profundo, eu sei.
E não, não compre ou leia esse livro achando que você vai encontrar uma história de bruxas, porque não vai. Existe um quê de bruxaria? Sim, mas o livro não gira em torno disso - embora eu achei, em alguns momentos, que Meg queria que girasse - e sim da vida de uma garota muito azarada.
Você ainda está se perguntando por que foi uma tremenda sorte eu começar a ler Meg Cabot justo com esse livro? Bem, porque além de não me decepcionar, pensei que se esse livro é um dos piores da carreira da Meg o melhor deve ser MUITO BOM. Tudo o que eu sei é que, sim, a escrita da Meg me conquistou e eu não posso deixar de dizer que estou com muita vontade de ler outros livros dela. "Sorte ou Azar?" está recomendadíssimo.

* é assim que eu chamo aqueles livros que me conquistam, que não me deixam parar de lê-los. É.

8 comentários:

  1. ée eu Li o primeiro capitulo de Diário da Princesa e amei o jeito que ela escreve...
    amei a resenha e quero muito ler Sorte o Azar
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. Leticia, vocÊ não era a única, mas agora eu sou q nunca leu Meg Cabot.
    Tenho uma certa curiosidade, mas nunca peguei um livro dela, a não ser que formaturas infernais conte, e como ele é uma grande porcaria... Enfim

    Gostei da resenha e conforme eu li me pareceu exatamente o que você falou, previsivel. Mas você tem razão quanto a isso não importar muito, tem um filme -não lembro qual - q diz q não importa o que vai acontecer e sim como vai acontecer. Logo depende apenas de Meg Cabot ser ou não tão boa como dizem

    http://semais.webnode.pt/

    ResponderExcluir
  3. muita gente não gostou muito desse livro, mas eu adorei.
    sou apaixonada com os livros da Meg. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, finalmente alguém que gostou de Sorte & Azar como eu! *O* Eu amei a história e apesar da Jean ser um pouco irritante às vezes, ela é bem engraçada com toda essa história de azar. E o Zach é fofíssimo, adoro ele! Não foi meu primeiro livro da Meg (meu primeiro foi A Garota Americana em, sei lá, 2007), mas gostei bastante. Já li outros - que adorei também - mas esse ficou no meu coração! ♥
    Bjs,
    Isa ~ Portal dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Ei Lets!
    Joia?
    E finalmente leu Meg!!! Ufa...
    Eu tb gostei de Sorte e Azar e concordo com vc, parece um filme da Disney.
    E ai, qual vai ser o próximo livro dela na sua lista?
    Bjins

    ResponderExcluir
  6. Por incrível que pareça nunca li Meg Cabot, e também ia começar por esse livro, porém apesar de você ter gostado, acho que não me interessaria, afinal pensei que a estória realmente fosse de bruxas e tals. Enfim, adorei sua resenha ;*

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Hi girl!

    Cara, eu adoro a Meg Cabot! Comecei pelo "Diário da princesa" (saga ainda não terminada) e li "Pegando Fogo"... Tb li o conto dela em "Formatura infernais" e concordo com a colega aí que é uma porcaria...rs
    Mas falando da Meg...ela tem uma escrita ótima, flui sem você notar... é sempre o tipo de história que vc lê rápido, com prazer, msm q não roa todas as unhas de ansiedade.
    Fiquei curiosa por "Sorte ou azar?" e te garanto que os outros livros dela ñ vão decepcionar.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Amo Meg Cabot ;D
    " o livro é otimo.O sorte e azar é mto viciante eu o li em 5 horas *-*
    recomendo "Pegando Fogo" tbm da Meg.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog