Nome ϟ●• Jane Austen - A Vampira
Autor ϟ●• Michael Thomas Ford
Páginas ϟ●• 304
Editora ϟ●• Leya
Nota ϟ●• 10

Sinopse

Segundo este livro, a autora de "Orgulho e Preconceito" e outros clássicos do século XVIII não morreu, mas vive hoje numa cidadezinha no interior do estado de Nova York. Dona de uma livraria, vive frustrada por não receber os direitos autorais e ter o reconhecimento de suas obras de sucesso. Em "Jane Austen - A Vampira", ela mudou o sobrenome para Fairfax e sobrevive há 233 anos, porque foi mordida por um vampiro, quando se tornou imortal. Entre romances com o Lord Byron, que também é um vampiro, e tentativas frustradas de publicar um novo livro, Jane Austen, ou melhor, dizendo, Jane Fairfax, envolve o leitor em uma divertida viagem ao universo literário, com personagens de outras histórias, de maneira inteligente e divertida! Título original: "Jane Bites Back".

ϟ●•

 Confesso que só comprei este livro porque ele estava por R$ 9.90 na Submarino e porque as bordas das páginas são cinzas, o que me conquistou totalmente. Mas, após lê-lo, posso relatar que comprar um livro pela capa (ou páginas) nem sempre é uma furada.

Jane Austen, ou melhor, Jane Fairfax, é obrigada a ver livros baseados em seus sucessos sendo vendidos por aí como água no deserto. Mas como é que a mulher vai cobrar os direitos autorais de suas obras? "Oi, eu sou a Jane Austen, e embora eu tenha nascido no século XVIII, ainda estou viva e o melhor: não envelheci!". Não, acho que não ia dar muito certo, né?
Desde que foi transformada em vampira por Byron, Jane vive uma vida digamos que pacata. Mora em uma cidade pequena no interior de NY, é dona de uma livraria e vive sozinha com Tom, seu gato. Ah, também tem o fato de que há mais de 100 anos Jane tenta que seu novo livro, Constance, seja publicado, mas nenhuma editora o quer, e isso deixa Jane ainda mais frustrada do que não poder receber os direitos autorais de obras baseadas nas suas.
Não pense, no entanto, que a vida de Jane Fairfax e só depressão. Ela tem a amiga Lucy, que é sua assistente na livraria e lembra demais sua querida irmã Cassie (a quem Jane teve que abandonar quando foi transformada). E tem também a presença de Walter, um homem muito elegante e interessado em Jane. O problema é que Jane não pode conversar abertamente com Lucy, nem namorar Walter, já que os dois não sabem a verdadeira identidade - e espécie - de Jane.
Então acontece algo que piora umas mil vezes o dia a dia de Jane: Byron, o vampiro mau que a transformou, ressurge em sua vida, agora a ameaçando e dizendo que vai fazer coisas horríveis com seus amigos se ela não for embora com ele.
Mas, como tudo na vida, há a parte boa da história. Constance, o livro que Jane estava tentando publicar, foi aprovado! Agora ela poderá lançar seu livro, e fazer sucesso como escritora novamente. Quer dizer, essa parte vai bem até que a acusam de plágio. 
Bom, parece que a vida não é fácil nem quando se é a vampira Jane Austen.

Me surpreendi com o livro logo nas primeiras páginas. É fácil e gostoso de ler. Nunca tinha lido nada da Jane Austen antes, e isso me preocupou bastante. A princípio, fiquei com medo das citações à personagens dos livros de Austen, que eu obviamente não iria reconhecer. Mas, ao contrário disso, me senti familiarizada com o ambiente da história, e mesmo quando havia citações à livros ou personagens que Austen escreveu, não me sentia perdida.
A forma como o autor escreve fez com que, logo de cara, eu já amasse Jane Fairfax. Ela é sagaz e não tem medo de defender veemente a memória de Austen. Além de tudo, se preocupa com os amigos mais próximos antes de qualquer outra coisa.
Devo confessar que no início, essa história toda de direitos autorais me deixou irritada. Não vejo como uma vampira de 233 anos ia se importar tanto em receber uma quantidade a mais de dinheiro. Mas isso dura apenas algumas páginas, é praticamente irrelevante.
Lucy é uma personagem muito legal. Se não tivesse que competir com a Jane, seria minha personagem favorita. Ela é divertida, e muito muito fantasiosa. Quando fui apresentada a Lucy, não pude deixar de me comparar a ela. Na questão de amar os livros, sabe. Ela é louca, louquinha, por livros. "Nunca me canso em relação aos livros", ela disse. Não é um amorzinho?
Walter, apesar de ser um personagem que não chame muita atenção, conseguiu me conquistar com o jeito humilde e tímido dele. Não sei como Jane ficou quase 10 anos insistindo em dizer "NÃO" para o pobre homem.
Sabe o que eu achei engraçado? Quando olhei para o livro, a capa com pescoço mordido, sangue escorrendo, morcego macabro, e, obviamente, o título, pensei que fosse ser um um tanto quanto sobrenatural. Mas não! É claro que tem toda essa história de vampiros, mas esse não é exatamente o foco da narrativa. É um livro muito mais doce do que sobrenatural (e eu adorei isso).
Acho que Jane Austen - A Vampira é um livro genial. Porque ele vai agradar tanto aqueles que são fãs das obras da Jane original, como aqueles que, assim como eu, nunca tinham livro nada da autora. Para quem gosta de Austen, é uma ótima forma de descontrair e acabar se sentindo mais próxima da autora (mesmo que os fatos transcritos não sejam reais. Entendeu? Austen não é uma vampira de verdade, hein!). E para quem não leu, é uma oportunidade para ter vontade de ler Jane Austen. Eu mesma, por exemplo, já quero o exemplar de algum livro dela (alguém tem indicação de algum bom?). Mesmo sabendo que será uma leitura diferente, fiquei curiosa pra saber como é um livro da verdadeira Jane Austen.
Em suma, você tem que conhecer Jane Fairfax. Ela é insuportavelmente legal, como ela mesma diria (e isso é um elogio).

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Letícia! Já li Jane Austen A Vampira e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Lets!

    Eu A-M-O Jane Austen e confesso que fiquei com medo de ler este livro por causa disso.
    Eu até vi a promoção de 9,90, mas dei bobeira.

    Agora quero ler!

    Meu livro preferido dela é mesmo Orgulho e Preconceito (o mais famosão). Eu recomendo!
    Mas é um clásico, tem que ter paciência.

    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Jane Austen, mas fico com raiva de adaptações desse tipo, mas até que agora fiquei querendo dá uma chance para o livro! *-* Espera o submarino colocar ele 9,90 de novo. hehe
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog