Nome ϟ●• Em chamas - Jogos Vorazes #2
Autora ϟ●• Suzanne Colins
Páginas ϟ●• 413
Editora ϟ●• Rocco
Nota ϟ●• 10



SINOPSE E RESENHA COM SPOILERS! NÃO LEIA SE AINDA NÃO LEU O 1º LIVRO DA TRILOGIA JOGOS VORAZES

Sinopse

Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia. Depois dos Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

ϟ●•

Depois que eu saí da sala de cinema, senti uma vontade imensa de voltar para o clima da arena. Então não hesitei em surrupiar o segundo volume do livro emprestado. Mesmo não tendo amado Jogos Vorazes, Em chamas me conquistou nas primeiras páginas. E eu simplesmente não consegui largar o livro por uma hora sequer.

Katniss Everdeen pintou a na cara da Capital um imenso nariz de palhaço quando estendeu as amoras mortíferas e ameaçou se matar (levando Peeta junto, claro). Seneca Cranne, o Idealizador dos Jogos, não teve outra opção senão declarar os dois tributos do Distrito 12 como vencedores da septuagésima quarta edição dos Jogos
E foi assim que Katniss conquistou o ódio mortal da Capital, porque agora vários Distritos se sentem no direito de desafiar a Capital também. E a Capital não vai deixar isso barato. A culpa é de Katniss? Pois eles vão fazer a moça pagar por isso, e caro.
E como se não bastasse todo esse levante nos Distritos e o ódio da Capital, Katniss ainda tem que lidar com a indecisão entre Gale ou Peeta. Gale, seu melhor amigo, com quem Katniss cresceu e que a conhece melhor que ninguém. Peeta, o garoto que se arriscou e se arriscaria de novo por ela, porque a ama. E então?
Mas por ser rebelde, Katniss não tem muito tempo para pensar sobre a sua cruel vida amorosa. A Capital preparou uma bem mais cruel armadilha para Katniss se preocupar. 
Que os Jogos comecem.

Eu tive que medir minhas palavras nesse pequeno resumo para que nenhum spoiler fosse disparado. Porque me parece que tudo tem uma ligação, tudo faz parte de uma rede muito bem tecida. Tudo que sei após algumas horas desde que terminei Em chamas, é que esse livro é MUITO melhor que o primeiro.
Se você sentiu pena, sentiu-se comovido e ansioso com o primeiro livro...bom, você mal sabe o que o aguarda. Suzanne não teve dó quando estava escrevendo este segundo volume, tenho certeza. Fico na dúvida apenas, se desde a primeira frase ela já sabia como a Capital iria punir Katniss. Ou se a coisa foi simplesmente surgindo... De uma forma ou de outra, não poderia ser melhor (ou pior, como preferir).
Eu não sei como ou o que dizer do livro. Bem, teve aventuras muito mais emocionantes, e me fez pensar bem mais, tentando descobrir o mistério daquilo tudo (diferente do primeiro livro, que era fato que não poderia acabar de outra maneira).
Chegou um ponto em que eu não conseguia parar de ler. Eu pegava o livro um pouquinho (tinha que ser bem pouquinho, porque eu tinha que ler O Príncipe para uma prova que tenho), só para ler o pedacinho do pedacinho do primeiro parágrafo do próximo capítulo. E quando me dava conta já tinha lido mais de 100 páginas. 
Só lastimo que eu tenha gostado muito menos da Katniss. Toda a história de "Ai meu Deus, Gale ou Peeta? Peeta ou Gale, HEIN? Nossa, como eu sou uma pobre coitada, eu só sofro e o mundo me odeia!", me deixou nervosa. Oh, tudo bem que é difícil para ela escolher entre dois amores. Que ela é uma coitada, só sofre, e o mundo odeia ela (leia-se CAPITAL). Mas...quem se importa? Eu queria a Katniss forte e determinada, a moça que luta por seus ideias. E devo admitir que um pouco depois da metade no livro ela recuperou essa essência. Mas antes disso ela realmente me estressou.
E o final...Ah, o final. SPOILER Sabe aquela coisa de "Eles sobreviveram e viveram felizes para sempre"? Pois é, Suzanne não nos deixa sentir nem um pouquinho essa felicidade. FIM DO SPOILER. Se eu tivesse terminado o livro ontem, juro que ia pensar que o final era uma pegadinha de 1° de abril.
Tudo que tenho a dizer é: se você, assim como eu, leu o primeiro livro e não faz questão de ler os outros dois, LEIA. Este segundo volume supera qualquer expectativa.   

- Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você.
- Vem cá então. - Página 258, Em Chamas.
 

28 comentários:

  1. Não li toda a resenha porque só li o primeiro livro hahaha embora já saiba o que vai acontecer u.U
    Preciso ler logo a série toda! /o\

    ResponderExcluir
  2. Ei Lets!

    Assino embaixo.
    Eu já li Em Chamas e A Esperança, mas estou relendo porque não resisti.

    A Suzanne não tem dó mesmo. Precisou ela mata, rs.
    E nada de felicidade...

    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Oi Letícia!
    Já estou seguindo seu blog! Se puder siga: eternamente-princesa.blogspot.com
    Ainda não li o primeiro livro de Jogos Vorazes, só vi o filme.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou desse livro...
    Eu o li e ele é bom, gostoso de ler...
    uma aventura atrás da outras, maaaaaas falta alguma coisa pra ter virado essa febre toda... =/

    ótima resenha.

    Beijos.
    #Resenha falada.
    http://resenhafalada.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro, mas gostei muito de Jogos Vorazes, eu também acho este livro superior a Jogos Vorazes, e o final também me surpreendeu bastante e a Katniss também me irritou bastante, também queria a Katniss forte e determinada do primeiro livro de volta e dei pulos de alegria quando ela se recuperou haha.
    Bjs

    palavrasdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,


    Tudo bom?


    Adorei seu blog ^^ Já estou seguindo...
    Não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da série ainda... Apenas vi o filme (o que me arrependi, pois queria ter lido pelo menos o primeiro para assistir). Mas amei o filme e imagino que os livros devem ser ótimos mesmo....


    Deixo o convite para visitar meu blog que está no comecinho
    ainda, mas que foi feito com muito carinho. ^^


    Beijinhos...


    Oceano Literário – http://www.oceanoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não li por causa dos spoilers :x Sim, eu ainda não li o primeiro livro, vergonha UAHSUAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi nem o filme acredita! Estou decidindo se leio os livro e assisto o filme! rsrsrs. Sua resenha ficou muito boa! Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Ah, então, muitas pessoas estão lendo o Para Sempre realmente pensando em um romance elaborado e não é, eu não li esperando isso justamente por que vi resenhas falando que era mais para uma biografia e que estavam decepcionados. Não me decepcionei por isso. Ei, que bom que gostou do orangotag e me adicionou.

    Boa Páscoa pra você e sua família Leeee. Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  10. KKKKKKKK. Eu também li ele INCRIVELMENTE rápido! Ah deixa eu ler umas três páginas - sempre viravam 50 ou 100. Mas enfim, hahahhahaa. Sua resenha está ótima. Sempre me embolo com esta de resumo e, passar a idéia da história sem spoiler é bem difícil. Adorei seu momento spoiler, aliás, algo me diz que ninguém nunca leu os contos de fadas para a Suzanne, qq. Assim que terminei este, comecei A Esperança.... VAI CORRENDO LER. Nossa senhora. USAHUHSAHSUAHSUHUS Beijão, Lê <3

    Rachel Limahttp://corujando.org

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso ler essa série!  A sua resenha me animou ainda mais á ler kkk Quero devorar esse livro!Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Leh, realmente ler uma adaptação para quadrinhos é muito divertida, é uma descontração do que já estamos acostumados, dos livros com páginas e páginas de apenas letras. Eu adorei e espero que outras pessoas, como você comecem a se interessar mais por esse gênero. Adoro sua visita por lá sabia? Seus comentários são sempre ótimos. Beijos.

    Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  13. Oi Leh! Eu ainda não li Jogos Vorazes, então passei direto pela resenha para não perder a empolgação.

    E nossa, como eu to animada para ler essa trilogia! HASHUHAU
    Um beijo,Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca senti vontade de ler Jogos Vorazes, mas depois de assistir o filme eu corri pra ler o livro e acabei lendo os 3 livros em 4 dias. Eu gostei bastante, mas assim como você, eu também gostei bem mais do segundo livro.
    Quanto a questão "Peeta ou Gale? Gale ou Peeta?" é uma coisa que me irrita muito em qualquer livro, geralmente eu "escolho" um rápido, mesmo que a personagem não faça a mesma escolha que eu faria... porém pela primeira vez eu não consegui escolher, mesmo após ler todos os livros eu continuo sem conseguir dizer "prefiro esse" pq eu simplesmente adorei os dois =/
    Só que eu não gostei muito do terceiro livro... acho que fiquei esperando demais ou sei lá.

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião esse é o livro mais emocionante e legal da trilogia.
    Não vejo a hora de fazerem o filme. Vai ser muito intrigante.
    Ótima Semana.
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  16. Com certeza as amizades criadas pela blogsfera são muito importantes para ter a vontade de continuar a postar ;x Infelizmente 'A Guerra de Alan' tá meio carinho, mas eu acho que o livro vale  muito a pena pra descontrair de uma leitura pesada, ainda mais por ser em quadrinhos, o que não é muito apreciado hoje em dia.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Ei Babi!

    Leia os outros livros da série sim! Em Chamas em especial ♥ haha

    ResponderExcluir
  18. Ei Lu!

    Você gostou de A Esperança? Até agora não estou curtindo muito não... :/
    A Suzanen é DO MAL! rs

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  19. Ei Carol!

    Eu também não entendi o porquê dessa febre toda...Mas eu gostei da crítica subentendida que a Suzanne faz da nossa sociedade, então gostei!

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  20. Ei Yara!

    HAHA, bom saber que não fui só eu que rechacei a Katniss! 

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  21. Ei!

    Eu também gosto sempre de primeiro ler os livros antes de assistir ao filme. Mas às vezes até que é bom ver o filme primeiro! 

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  22. Ei Pollyanna!

    Assista sim! Se não quiser ler o livro, veja o filme, que está muito bem adaptado ;)

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  23. kkkkkkkkkkk Bem isso mesmo, e dificilmente um livro me faz ler tãão desesperadamente assim! 
    Verdade, também fico com medo de soltar algum spoiler sem querer rs
    kkkkkkkkkkkkkkkkk Realmente a Suzanne deve ter uma defasagem em contos de fadas! kkkkkkkkkkkk
    Estou na página 100 de A Esperança e estou achando meio sem emoções...espero que melhore! 

    Bjoos' Rachel ♥

    ResponderExcluir
  24. E eu adoro seus posts, super fáceis e gostosos de ler! <3

    ResponderExcluir
  25. Ei Raquel! 

    Ah, adoro seus comentários! *-*
    Eu imaginei mesmo que o filme fosse despertar essa vontade louca de ler os livros.
    Eu estou lendo o terceiro livro também, e não estou gostando MUITO não viu?  Também criei muitas expectativas, acho.
    Ah, eu quero a Katniss com o Peeta. O Gale é tão, tão...irmão mais velho! :/ kkkkkkkkkkk

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  26. Nem me fale, estou doida pra ver Em Chamas na telona!

    ResponderExcluir
  27. Thais L Cavalcante3118 de abril de 2012 às 11:51

    Suzanne arrasou neste segundo livro, Le! O filme foi digno, apesar de ter cortado algumas partes do livro, foi ótimo em relação à muitas outras adaptações!

    Muitas surpresas em "A Esperança", prepare seu coraçãozinho!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  28. Ei Thaís!

    Com certeza a Suzanne ar-ra-sou! 
    Opa, quero muito saber como tudo termina *o*

    Bjoos'

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog