Nome ϟ●•  A Esperança - Jogos Vorazes#3
Autora ϟ●•  Suzanne Collins
Páginas ϟ●•  422
Editora ϟ●•  Rocco
Nota ϟ●• 9

Lembrando que a sinopse e a resenha podem conter spoilers dos dois livros anteriores. Se você não os leu, confira a resenha do 1° livro aqui ;)

Sinopse

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

ϟ●• 

Desde que este último livro foi lançado ouço as pessoas dizerem que decepcionaram-se com o final da trilogia. Não posso dizer exatamente que me decepcionei. Achei o final bom e não poderia ser diferente do que foi. Mas talvez por toda a tensão que a história traz e por todas as tragédias que acontecem, A Esperança acabou sendo o pior livro da série na minha opinião. 

Depois de se fazer de rebelde e causar todas as rebeliões em todos os 12 Distritos, Katniss Everdeen se vê agora obrigada a assumir o papel de Tordo. Ou pelo menos é isso que o Distrito 13 quer que a moça faça. Katniss é, literalmente, o rosto da revolução, o Tordo de Panem. Os rebeldes a ouviriam e talvez ela fosse a única capaz de unir todos os Distritos. Mas ser o Tordo poderia implicar em muitas coisas. Uma delas, por exemplo, seria ver Peeta morto, já que o rapaz foi sequestrado pela Capital enquanto Katniss era resgatada pelo 13, no último Massacre Quartenário.
No entanto Katniss também sabe que ficar parada e à deriva não ajudará em nada. Talvez Peeta morra de um jeito ou de outro. Então agora ela só precisa pensar se vale mesmo a pena arriscar sua própria vida mais uma vez, e quem sabe a vida de sua família, para tentar destruir a Capital. Matar Snow e acabar com os Jogos é tudo o que Katniss quer. Mas será que a  jovem rebelde conseguirá mesmo tudo isso?

E esse resumo aí são o que? As 20 primeiras páginas do livro, no máximo? É, eu tenho medo de soltar algum spoiler. Por mais que, em nenhum momento, A Esperança tenha me surpreendido - como aconteceu em Jogos Vorazes e, principalmente, em Em Chamas -, acho que sem algumas cartas surpresas seria ainda mais difícil ler o livro.
Katniss me perturbou completamente neste livro - ainda mais do que tinha conseguido me irritar em Em Chamas. A garota decidida que ela era em Jogos Vorazes parece morrer quando ameaça engolir aquelas amoras. Depois daquilo Katniss Everdeen mostra ter um medo extremo da Capital, de seus bestantes e de tudo que pode acontecer. E talvez por isso o início de A Esperança seja tão monótono e sem graça quanto foi.
No entanto, quando terminei de ler percebi que talvez essa indecisão, tristeza e angústia vividas pela Katniss sejam extremamente necessárias para dar emoção a quem está lendo. Afinal, nenhuma morte teria sido tão penosa se não enxergássemos o lado emocional da situação - ao menos comigo seria assim, porque depois da descrição de inúmeras mortes de crianças, as mortes dos adultos me pareceriam algo normal.
Mortes. É isso aí o que mais vemos em A Esperança. Que a Suzanne não conhecia os Contos de Fada, isso eu já sabia. Mas a mulher é cruel demais. Eu queria saber quais historinhas os pais dela contavam antes da garota dormir. A forma como ela descreve cada corpo caído no chão me dói o coração. Seja porque na maioria das vezes era alguém que Katniss amava - SPOILER: Você não leu o livro? Então sério, para de ler essa frase em branco! MEU DEUS, POR QUE A SUZANNE MATOU O FINNICK? Nossa, achei muito triste! Fim do spoiler (: - seja porque a coisa é simplesmente cruel mesmo. O fato é que você precisa se preparar para ver o tanto de morte que tem neste último volume.
E finalmente...o final. Eu pensei que o livro acabaria umas 40 páginas antes do que acabou. Eu fiquei 40 páginas lendo o sofrimento da Katniss, sem quase nenhum diálogo. Odeio páginas e mais páginas sem diálogo. Mas, neste caso, sei que foi necessário. Porque o que aconteceu não poderia passar em branco e nas 5 páginas seguintes a Katniss já estar bem e sorrindo novamente - aliás, nem sei se a pobre garota vai ser capaz de sorrir algum dia de novo.
Posso dizer que gostei do final. Foi um final que seguiu à risca as características da trilogia inteira e não fugiu nem um pouco do esperado. Embora eu goste mais de finais surpreendentes, tive medo que A Esperança tivesse um. Porque do jeito que a Suzanne é, com certeza não seria uma surpresa muito boa. Foi um final bom, para uma série boa


Os trechos a seguir, mostram o quanto Suzanne escreveu a trilogia pensando no estado em que nosso mundo se encontra. Este é, sem dúvidas, o melhor ponto da série: a realidade que ela transmite.

- Não podemos ficar lutando uns contra os outros [...]. Não vão sobrar pessoas suficientes para seguir em frente. Se as pessoas não se livrarem de suas armas, e eu estou frisando: isto é para ontem, tudo vai acabar de um jeito ou de outro. Página 34.

Francamente, nossos ancestrais não parecem merecer esse respaldo todo. Enfim, olha o estado em que nos deixaram, com as guerras e o planeta destroçado. Visivelmente não davam a mínima para o que poderia vir a acontecer com as pessoas que viveriam depois deles. Página 96.

9 comentários:

  1. Adorei a sua resenha e concordo com você vários pontos, e também compartilho da tristeza referente ao spoiler, também gostei do final, achei bom, apesar de não ter sido tão surpreendente.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei muito de A Esperança e gostei ainda menos do final do livro. Não que eu esperasse algo muito diferente, mas pequenos detalhes é que realmente me incomodaram.
    Fiquei super triste também sobre o que você disse no spoiler,hunf.
    Esse último trecho que você colocou foi o que mais me chamou atenção durante a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! É a primeira que leio desse livro. Estou louca pela trilogia, mas ainda não comprei...

    Seu blog é muito fofo e já estou seguindo, aproveito para te convidar a conhecer e seguir o Sook também!Amore têm 3 PROMOÇÕES lá no Blog recheadas de LIVROS! Depois passe por lá e confira!!!BjOhttp://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É, eu ainda não li nenhuma biografia também, mas acho que vou começar pela da Adele, não que eu seja muuuuito fan, é só que eu gostaria de ler uma biografia e saber se vou gostar do gênero.

    Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  5. Então, não li os outros e não li sua resenha, desculpe UAHSUAHS Li a parte final sem spoilers. Espero começar a ler a série logo, espero que eu ache tão boa quanto todo mundo acha UAHSUAHS Já pensou ser do contra? Ain credo q

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Eu sou muito curiosa com relação a livros novos, mas como esse é o terceiro de uma trilogia que eu ainda nem comecei a ler, ficou difícil entender muitas coisas. ASUHAHSUAHSA 

    Só posso dizer que eu to super ansiosa pra ter logo os livros da mão e começar a ler feito uma desesperada. *o*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Não li essa série ainda, nem preciso dizer que quero e muito ler todos os livros né? rs Não leio críticas ruins!

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ei Lets!

    Compartilho da indignação que está em branco no blog.
    Não fiquei tão abismada com uma das últimas mortes como fiquei com ela.

    Eu acho que o livro tinha que ser penoso mesmo pq aquilo era uma guerra.

    Agora é esperar os filmes.

    Bjins

    ResponderExcluir
  9. territoriodascompradorasdelivr24 de abril de 2012 às 18:33

    Oi, tudo bom?
    Faz tempo que não passo por aqui, tava com saudades.
    E senti sua falta também lá no blog.Como eu gosto deste livro, mesmo não tendo
    sou apaixonada pela capa dele.


    E mal posso esperar para lê-lo.


    Fantástica resenha, parabéns.


    Território das garotas         


    @territoriodg


    Bjss *-*


    Passa lá no blog?


    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/


     


     
     

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog