Nome ϟ●• Não conte a Ninguém
Autor ϟ●• Harlan Coben
Páginas ϟ●• 250
Editora ϟ●• Sextante
Nota ϟ●• 10



Sinopse

David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.

ϟ●•

Há tempos que eu ouço a Carol dizer que Harlan Coben escreve muito bem, e que seus livros são ótimos. Resolvi testar e pedi "Não conte a Ninguém" emprestado. E desde ontem a noite, quando terminei de ler o livro, estou sem palavras para descrever o quão perfeito ele é.

David Beck não vê graça em ir todo ano ao lago Charmaine para comemorar o aniversário do primeiro beijo entre ele e Elizabeth. No entanto, Elizabeth sempre foi muito introspectiva, e ele prefere fazer algumas das vontades da esposa. 
Mas naquele ano algo sai errado. Enquanto Beck está nadando no lago, ouve um grito de Elizabeth. Quando ele finalmente consegue voltar à costa, algo o atinge na cabeça e ele cai de volta no lago, inconsciente.  Quando acorda, uma triste verdade vem a tona: Elizabeth está morta.
Oito anos mais tarde, com o assassino já preso (um serial killer foi condenado, Kill Roy), Beck ainda não conseguiu superar a morte de sua amada esposa. O que se torna a vida desse homem quando ele começa a receber misteriosos e-mails anônimos, coisas que só Elizabeth e ele conheciam...? Estaria Beck ficando louco, imaginando o que queria que fosse a realidade? Ou Elizabeth estava, de alguma forma, viva? 
Para piorar a situação, a polícia agora afirma que está em dúvida sobre o verdadeiro assassino de Elizabeth, Eles acham que outra pessoa pode ter matado a jovem moça. Uma pessoa mais próxima dela. Para ser mais específica, seu marido. O doutor David Beck.
E, se decidir acreditar nos e-mails, Beck não pode pedir ajuda. Há uma mensagem bem clara no final de cada e-mail: Não conte a ninguém.

Sabe aquele filme muito bom mas que, antes dos minutos finais, você não entende quase nada? É mais ou menos isso que acontece em Não conte a ninguém. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Dr. Beck, mas em vários pontos a narrativa é interrompida para mostrar o que está acontecendo com outros personagens - personagens estes que, na maior parte do tempo, nós não sabemos de onde vieram, o que são e qual seu papel na história. 
Vemos o que Larry Gandle e Eric Wu estão aprontando (e quando eu digo "aprontando", eu quero dizer aprontando mesmo) por aí, e tudo o que sabemos é que esses caras podem fazer coisas horríveis. Ficamos sabendo um pouco da história de Griffin Scope, um multimilionário - e isso é tudo que sabemos sobre ele. E conhecemos também em certo ponto, o ponto de vista dos policiais Carlson e Tom, que insistem em acusar David Beck do assassinato de Elizabeth.
E entre esses diversos pontos da história, tudo o que percebemos é que alguém matou Elizabeth (ou não), alguém é inocente (ou será que nessa história todos tem um pouco de culpa?) e alguém fez algo muito ruim. Resta saber quem.
A sensação que tive é que alguém olhou para o Harlan Coben  e falou: "Você precisa escrever esse livro com exatas 250 páginas. Nem mais, nem menos. Se vira.". E o resultado disso é que o livro é um choque do começo ao fim. Tem várias pontas soltas que precisam ser amarradas, e o Harlan amarrou e desamarrou essas pontas o tempo inteiro durante essas 250 páginas. E quando finalmente elas estavam devidamente bem amarradas, as 250 páginas já tinham sido preenchidas, sem deixar uma pontinha sem esclarecer. Achei isso maravilhoso, porque geralmente em livros simples sempre ficam aquelas perguntas do tipo "Ué, mas e aquilo, como ficou?". E em Não conte a ninguém, que é tão complexo, ficou tudo muito claro. Até mesmo as pontinhas simples dos personagens coadjuvantes, que não puderam ser amarradas nestas 250 páginas, foram maravilhosamente "coladas", em uma jogada genial do autor.
Falando nos personagens coadjuvantes, eles são tão importantes quando os personagens principais. A cunhada de Beck, Shauna, é uma louca desvairada, melhor amiga de Beck, e eu a adorei. E o que dizer de Hester Crimstein, a advogada de Beck? Já fiquei sabendo que ela aparece em muitos livros do Harlan, e fiquei muito feliz por isso. A mulher é uma cobra venenosa e sarcástica, e já se tornou uma de minhas personagens favoritas!
A escrita do Harlan é impecável, e não tem como descobrir a solução do caso antes de ler cada palavra do autor. Dúvidas de que eu recomendo?! 

Ele entrou no ônibus, eu ouvi aquele barulho de novo e a porta se fechou. [...] Dava pra ver seu rostinho. Ele deu tchau pra mim. Eu também dei tchau e, quando o ônibus se afastou, disse a mim mesmo: "Ali vai todo o meu mundo".

14 comentários:

  1. Oi, Letícia!
    Morro de vontade de ler algo do Harlan Coben. Sempre leio resenhas incríveis sobre os livros dele! Esse foi um dos primeiros que eu li resenha e soube quem era o Harlan, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma das suas maravilhas :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Este livro é muito bom, super recomendo para quem gosta do estilo.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!Cidahttp://www.moonlightbooks.net/ 

    ResponderExcluir
  3. Olha, o estilo do Harlan é mesmo dessa forma. Ele mistura vários personagens que você acha que não têm nada a ver com a história. Vai trocando o ponto de vista e vai nos contando tudo o que acontece, tim tim por tim tim, até chegar no final e mostrar como somos burros de não ter conseguido descobrir, antes, quem era o assassino, hahaha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Acho que sou umas das poucas pessoas que nunca leu nada do Harlan Coben, mas morro de vontade, ele parece escrever muito bem mesmo. Adoro livros que acabam bem amarrados e sem que aquelas perguntinhas apareçam na cabeça haha, acho que vou gostar deste livro, estou louca para lê-lo. Adorei a sua resenha, me deixou ainda mais ansiosa pelo livro *-* haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já li "Não Conte Para Ninguém" e adorei. É um dos meus favoritos. O livro me prendeu do começo ao fim.
    Adorei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Só li um livro do Harlan até agora e AMEI a narrativa dele <3 Quero ler esse livro com certeza *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu ainda não li nada do Harlan Cobe, mas pela sua resenha já entendi um pouco do estilo dele e é óbvio que estou com mais vontade ainda de conhecer a obra do autor, porque todos elogiam ele demaaaaaaaaaais, se tornou obrigatório já né? UAHSUUAUSAUS

    Que bom que você está gostando de Lagoena... é um livro ótimo mesmo e a 2° temporada é melhor ainda.

    E o importante mesmo é se divertir, não importa se você é bom ou ruim no jogo.

    Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  8. Poxa, é uma pena que o final tenha ficado tão aberto. :/ Eu to vendo muitos livros assim ultimamente, o que é muito triste.  :( 
    Ainda não li nenhum livro do HC, mas espero mudar isso em breve!

    Um beijo,Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oie Letícia!
    Que bom que gostou e que vai fazer o meme! Ai, que bom que somos parecidas, é legal encontrar pessoas com as mesmas doidices que a gente! rsrsrs...

    Eu já tinha visto que a escrita de Harlan é muito boa e tal, mas eu nunca me interessei realmente por um livro dele. Mas a sua resenha foi muito boa e a história parece ser mesmo legal. Ainda mais porque tem todo esse mistério...

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito dos livros do Harlan Coben, mas ainda não li nenhum.
    Na verdade eu geralmente fico curiosa ao ler as resenhas, mas eu realmente não sei se lerei algum dia. É que não é o tipo de livro que eu gosto de ler, sabe? O problema é que eu fico curiosa e eu odeio ficar curiosa, então talvez eu o leia algum dia para descobrir quem matou a Elizabeth, se é que ela está morta! heheeh

    Quanto ao livro O diário da princesa, acho que quase todo mundo se irritou com a Mia hahaah e eu realmente não sei o que pensar, pois cada um diz uma coisa. Algumas pessoas falaram que ela fica ainda pior em cada livro e outras pessoas falaram que ela vai amadurecendo ao longo da série... só lendo mesmo para saber, viu? hahahah
    Eu também adoro os livros da Meg Cabot, apesar de não ter lido nem metade dos que eu gostaria de ter lido :p

    ResponderExcluir
  11. Lets, Lets!
    Tudo que você descreveu sobre cenas jogadas, pontas amarradas foi o mesmo que senti ao ler Criança 44, que também AMEI!
    Agora Não conte a ninguém também vai entrar na lista.
    Pelo jeito vou amar tanto quanto Criança 44, mesmo sendo temas/autores diferentes.
    Bjins

    ResponderExcluir
  12. Eu só li um livro do Harlan até hoje, mas preciso ler mais. Só vejo boas resenhas para os livros dele. Adorei a sua, esse parece ser tudo de bom mesmo. Espero ter a oportunidade de ler logo :D

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  13. Oie Let!!!
    The Mentalist é muuuito legal, amo demais, uma das melhores séries que eu já assisti na minha vida! Incluindo House também!
    Ah, ficar sem internet é muito ruim... :(  
    Sempre quando eu mudo (o que a minha família faz bastante), tem sempre essa parte ruim! Porque sempre demora para arrumar tudo e colocar no devido lugar!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  14. Hester Crimstein é Perfeita, a melhor personagem de todos os tempos, rs.
    Quando ela aparece nos livros do Harlan fico feliz da vida, pq sei que a parte seraá super foda. Ela é mt boa no que faz, sarcasmo no ponto certo e sabe exatamente o que deve fazer para ganhar um caso. Hester é tudo!
    E Harlan um mestre <3
    Minha última resenha foi sobre um livro dele, rs, passa lá?
    beeijo :*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog