Nome ϟ●• Em busca de Zoe
Autora ϟ●• Alyson Noël
Páginas ϟ●• 243
Editora ϟ●• Novo século
Nota ϟ●• 8,0


Quando a vi a capa do livro, o título e a sinopse, não pude controlar minha vontade de lê-lo. Capa linda, título e sinopse que me deixaram intrigada - afinal, amo descobrir coisas, e juro que pensei que se tratava de um suspense. Mas o livro não tinha nada a ver com o que eu pensei que fosse, e isso não ajudou em nada na hora de ler.

Eco não consegue superar a morte da irmã Zoe, há mais de um ano. Zoe morreu cedo, ainda adolescente, e seu corpo foi encontrado bem próximo à data do aniversário de Eco - o que faz com que Eco não queira nem ao menos comemorar aniversários, porque isso só lembra a trágica partida da irmã.
Então Marc, o ex-namorado de Zoe, entrega à Eco o diário da irmã. No início a menina se recusa a ler, afinal, acha errado espionar a vida de Zoe desta forma, mesmo que ela não esteja mais lá para dar uma bronca em Eco por isso. 
Mas chega uma hora que a curiosidade e a vontade de ser como a irmã são maiores do que o receio. E quando Eco abre as páginas do diário, entra no mundo de Zoe e se mistura com sua realidade. Será que enfim ela conseguirá seguir com a própria vida?

Eu realmente acho que o fato de a leitura ter se arrastado, em nada tem a ver com o fato de eu não gostar da escrita da Alyson. Ao contrário de em Para Sempre, aqui as coisas seguem em frente, sem nenhuma demora ou prorrogação na história. O que aconteceu foi mesmo que achei que o livro se tratava da história de uma menina que descobria como e por que a irmã morreu tragicamente. Pensei que a Zoe "tinha desaparecido", e "quem sabe até ela não estava viva?" - o título é Em busca de Zoe, eu não viajei tanto assim, né?
Mas os acontecimentos focam mesmo é em como Eco não conseguia simplesmente viver. Para ela tudo era sobre Zoe, e após a morte da irmã, Eco sentia que não passava de um fardo para todos. Quem iria querer ser amiga da tão sem graça Eco, se a Zoe era bem melhor? Eco precisava ser como Zoe, e ler o diário da irmã parecia a solução de seus problemas. Dessa forma ela poderia saber tudo o que aconteceu na vida de Zoe e ainda por cima talvez conseguisse imitar as pegadas da irmã.
A pobre Eco faz muitas besteiras para tentar ser igual à Zoe, mas isso em nenhum momento me irritou. Não é como a Ever, de Para Sempre, que comete erros imensos sem explicação alguma além de ser uma tapada. Não, a Eco simplesmente achava que era daquela forma que ela conseguiria ser feliz, fazer os outros gostarem dela, e ainda quem sabe, trazer um pedacinho de Zoe de volta ao mundo. No fim das contas, ela não passa de uma criança tentando superar a morte de alguém que ama muito.  
Senti muita pena da Zoe também. O livro é repleto de trechos do diário dela, o que nos faz ver o ponto de vista da garota também. Apesar de uma adolescente insana, completamente diferente da calma Eco, a Zoe conquistou meu carinho, e fiquei triste por saber desde o início que uma hora aquela diário chegaria ao fim.
Eu gostei do livro, tem uma narrativa rápida e simples, que nos permite conhecer a história de Eco rapidamente. Apesar de não ser de fato o que eu esperava, eu sorri e até deixei escorrer uma(s) lágrima(s) durante a leitura. É um livro gostoso para ler em uma tarde chuvosa, recomendo

- [..] Digo, de todas as pessoas [...], por que divide essas coisas comigo?
- Porque você [...] sabe que nada é o que parece.



Um comentário:

  1. Ué, eu também pensei que ela tentaria descobrir como e o motivo da morte da irmã, afinal, com esse título!
    A princípio o que mais chamou minha atenção foi a capa, mas agora nem sei se lerei, quem sabe algum dia... é que com a sua resenha eu lembrei do livro O céu está em todo lugar e estou empacada nesse livro há quase um ano, então... hehehehe

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog