Nome ϟ●• Feios
Autor ϟ●• Scott Westerfeld
Páginas ϟ●• 415
Editora  ϟ●• Galera Record
Nota  ϟ●•  10


Só tenho uma coisa a dizer: Como eu não li esse livro antes?!  

Um universo em que após completar 16 anos, os Feios passam por uma cirurgia que promete remover todas as imperfeições, todas as feiuras do corpo e da mente. Uma cirurgia que torna qualquer um Perfeito.  E ser Perfeito significa ser idolatrado e ter todas as suas vontades atendidas. Quem não gostaria de ser Perfeito, não é mesmo? 
Tally Youngblood é uma garota Feia. Faltam dois meses para que ela complete 16 anos e - finalmente, finalmente - se torne Perfeita. Tally não suporta mais ficar longe do amigo Peris, que passou pela cirurgia há alguns dias, e é justamente essa saudade toda que faz a garota atravessar a Vila Feia e se infiltrar em Nova Perfeição. Uma missão perigosa, uma vez que os Feios não podem pisar naquele solo sagrado e infestado de Perfeitos. Afinal, seria uma perturbação para os Perfeitos terem que olhar para rostos tão feios. 
Nessa arriscada missão Tally acaba conhecendo Shay, uma Feia maluquinha que se torna uma de suas melhores amigas em poucas horas. Ao menos agora Tally tem companhia, e vice-versa.
Mas Shay não é uma Feia normal. Ela não quer se tornar Perfeita, e isso é uma ideia que não entra na cabeça de Tally. Quando Shay começa a dizer que existe outra cidade além do que todos conhecem, uma cidade diferente de tudo, uma cidade para onde ela e amiga podem fugir, livrando-se assim da cirurgia, Tally se assusta. E o assombro da garota se torna ainda maior quando Shay desaparece poucos dias antes do aniversário de 16 anos das duas, deixando apenas um bilhete
E agora? Seria Tally capaz de deixar sua amiga simplesmente ir embora, sabendo que ela poderia estar se metendo na maior enrascada de todos os tempos? 


Tá, e isso não conta muito bem a história. É só que eu não poderia dar mais detalhes, senão seriam spoilers enormes, e a magia do livro também está nas descobertas que vamos fazendo ao longo da narrativa.
Mas garanto que se eu contasse aqui, tim-tim por tim-tim da história, todos os spoilers do mundo, nada disso tiraria o brilho de Feios
Scott Westerfeld se tornou um dos meus escritores favoritos logo nas primeiras páginas. Feios é mais que um simples livro para entreter; é o tempo todo um intensa discussão sobre como nossa sociedade é hipócrita, egoísta e manipuladora quando se trata da aparência (física, social e moral). É um livro, simplesmente, genial.


- [...] até parece que as coisas eram maravilhosas quando todo mundo era feio.[...]
- Eu sei, eu sei. Todo mundo julgava os outros pela aparência.
- Isso aí. E as pessoas se matavam por coisas como uma cor de pele diferente.

Além de me chocar em várias passagens que criticam claramente o modo como nos importamos demais com as aparências - porque a gente se importa mesmo, não adianta negar - e me fazer concordar com todas essas passagens, tendo vontade de lê-las para qualquer pessoa que estivesse por perto, Feios também me divertiu, e muito.
A Tally me deixou nervosa em vários momentos. Eu não conseguia entender como ser Perfeita era mais importante do que toda a amizade que ela foi construindo durante a história. Mas depois ela me deixou muito orgulhosa, porque mesmo sendo uma das personagens que comete mais burradas que eu já conheci - com exceção da Ever, que consegue superar qualquer um -, ela também foi corajosa para tentar consertar tudo o que fez de errado, e acabou conquistando meu carinho. Já a Shay, que eu adorei no início do livro e já achei que fosse se tornar uma das queridinhas, acabou decepcionando um pouco, e terminou com o título de "me fez rir um pouco".
Em vários trechos o livro me lembrou A Hospedeira. Acho que o clima de algumas passagens e o fato de [spoiler] eles criarem uma cidade totalmente escondida de quem realmente "mandava" ali. [fim do spoiler] Eu amei mesmo o fato de ter me lembrado de A Hospedeira, porque este foi outro livro que eu amei.
Recomendo Feios para qualquer um. Mesmo que você - inicialmente - não goste de enredo da história, vale a pena para tomar um choque de realidade.
Eu só tenho mais duas palavras a dizer antes de terminar essa resenha gigante: quero Perfeitos!

A natureza, afinal, não precisava de nenhuma operação para ficar linda. Ela simplesmente era.



17 comentários:

  1. Ahh quero tanto ler essa série! Quando ficar baratinha e eu tiver dinheiro vou comprar. Esse é o tipo de livro que eu não quero ler em e-book (vai entender...).
    Essas personagens burricas me dão nos nervos, quero ver se vou acabar gostando dela depois (duvido)! hahaahahah

    Ainda estou com invejinha por você ter comprado por R$8! Você é má por rir de mim =( mimimi

    ResponderExcluir
  2. Ei Lets!

    Tem hora que a gente só quer dar uns tapas na Tally, né?!
    Eu também gosto muito da série.
    Só preciso ler o 3º.

    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leticia!
    Gosto muito do enredo dessa série, a ideia da sociedade distópica que ele criou é bem interessante. Me pergunto porque ainda não o li... hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Feios  e quero muito ler a continuação, mas o que eu acho que o autor pecou foi com a personagem que, ao meu ver, é muiiiiiiito chata! Nossa mais irritante que ela só duas kkkk'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante da narração do Scott Westerfeld. Gostei bastante de Feios e Perfeitos, já tenho Especiais na fila pra ler e já dei um jeito de comprar Midnighters para começar a ler mais essa série do autor. Ele conquista os leitores de uma forma muito fácil.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Bah, eu tenho um livreto de Feios e lembro que quando li (faz anos, eu acho) fiquei SUPER A FIM de ler todo o livro, pelo amor, agora sempre me deparo com resenhas como a sua, super elogiando o livro e recomendo, quero ler, claro *O*

    Beijos!
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu peguei esse livro na mão no sábado e não o levei para casa, acho fui meio burra em não ter feito isso, mas o preço não estava muito animador e eu tava querendo economizar.

    Leee, tava morrendo de saudade de passar por aqui, estou meio doente e sem poder ficar muito no blog, mas aos poucos vou voltando.

    Beijinhos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu particularmente não curti muito esse livro. Achei a protagonista sem carisma e a história muito chata. Quase o abandonei.Mas gostei da resenha. É sempre bom saber a opinião de vários leitores.
    Abraço!"Palavras ao Vento..."www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Para com isso Lets, agora eu PRECISO ler esse livro. Não sei se te agradeço ou te mato por isso.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Olá ;)
    Adorei a resenha. Poxa, que bom que adorou o livro. Eu não gostei tanto assim, infelizmente .-. Não continuei a série, mas enfim, não é de todo ruim. É até interessante. E coitada da Ever, eu já vi protagonistas mais burras do que ela. Na verdade quase todas as protagonistas fazem burradas, ta no DNA delas já, só pode D: UAHSUAHSUAHUS

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Ei Bily!

    Eu preciso muito ler a série inteira, adorei esse primeiro livro! 
    Ultimamente não tenho nenhuma série favorita, e Feios também não se tornou a minha, rs.
    Me passa o link do seu blog pra mim visitar? (:

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  12. Oi Letícia, eu amei a sua resenha, ela ficou ótima e ela tirou todas as minhas dúvidas que eu tinha se eu deveria ler este livro ou não haha, eu vi que eu simplesmente tenho de ler este livro haha. Tenho muita vontade de ler este livro, só não comprei ele ainda porque acho ele muito caro haha, estou aguardando alguma promoção haha porque estou bem curiosa para lê-lo agora.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  13. Quando eu li este livro, pensei a mesma coisa. COMO não peguei nele antes? É perfeito, criativo, um choque de realidade. A narração é divertida e eu gosto mesmo da Tally. Perfeitos é tão bom quanto, corre para ler! *o*
    Beijos <3

    Chel Limahttp://corujando.org

    ResponderExcluir
  14. Amei a série, li e tenho os três primeiros livros.. Não virou a minha série favorita, mas posso dizer que me divertir muito lendo os livros e que são maravilhosos.
    Beeijo :*

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente quero ler esse livro mas não sei o porque na hora de comprar ele nunca vai mas cada vez que vejo uma resenha penso "que droga porque não comprei??"

    ResponderExcluir
  16. Let, AMEI sua resenha! Estava com uma super dúvida se comprava ou não esse livro, porque vi algumas promoções, e agora está decidido: comprarei!

    E que bom que você não passou spoilers! hehehehe

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog