Pode-se dizer que há dois anos atrás, livros nacionais me causavam uma reação um tanto quanto feia. Eu podia até achar a capa bonitinha (o que era raro), mas quando ficava sabendo que se tratava de um ator(a) nacional, fazia cara feia e colocava o livro o mais longe possível de mim. Sério mesmo, não estou exagerando.
Acredito que boa parte dessa repulsa toda era causada por um típico trauma de alunos brasileiros: leitura obrigatória na escola. Nem acho que essa "leitura obrigatória" seja errada, porque de fato são livros que fazem parte de escolas literárias e que nós temos que aprender sobre. Só acho que tem que ser um método voltado para alunos do ensino médio. Afinal, é muito difícil convencer um aluno do ensino fundamental que Machado de Assis é um excelente escritor (e eu conheço pessoas traumatizadas que foram obrigadas a ler obras do Machado quando tinham 12 anos).
Mas deixando esse assunto de leitura obrigatória de lado, eu vim mesmo aqui para dizer que me livrei desse preconceito todo com autores nacionais. Hoje eu tenho orgulho de ler um livro nacional (até mesmo os clássicos) e dizer com sinceridade que eu gostei muito.

Fazendo meu Filme (4 volumes). Não tinha como deixar de lado FMF, que foi um dos primeiros livros nacionais que me conquistou! Paula Pimenta é uma fofura, escreve super bem e conquista qualquer leitor que não dispensa um chick-lit. Além disso é impossível deixar de ler freneticamente qualquer livro da Paula. Sério, eu já passei praticamente uma madrugada inteira lendo FMF, e só parei quando finalmente terminei o livro. Paula também é autora de Minha Vida fora de Série e Apaixonada por Palavras. Atualmente ela acaba de fechar uma parceria com ninguém mais, ninguém menos, que Meg Cabot, Lauren Kate e Patrícia Barboza. As quatro autoras escreverão remakes de contos de fadas. Não é demais?! 


O mundo de vidro. Eu me apaixonei pelo livro logo no prefácio! O autor, Maurício, é muito extrovertido e nos faz dar altas gargalhadas já nas primeiras palavras escritas. O livro é cômico, fácil, e rápido de ler. Impossível não gostar. Maurício Gomyde  também é autor de Ainda não te disse Nada.



A Batalha do Apocalipse. Eu sempre fui louca para ler este livro, e quando o vi em promoção não resisti e comprei. É lindo e...eu não consegui terminar de ler ele ainda. Juro que é legal! O problema não é o livro, sou eu. Tenho sérias dificuldades em ler livros épicos, que inventem uma nova realidade. Sou pouco criativa e lenta, e imaginar passagens totalmente fora da realidade literária me dão dores de cabeça. O engraçado é que, quando finalmente termino livros assim, fico com vontade de relê-los, pois geralmente acabo adorando. Tudo bem, eu sou estranha.

Fios de Prata. Não vejo a hora de ler este livro, que me aguarda na estante. Raphael Daccon escreveu a trilogia Dragões de Éter (que eu ainda não li também, mas já ouvi maravilhas sobre), e hoje conquistou espaço no mercado editorial, tornando-se editor de literatura fantástica do selo Fantasy – Casa da Palavra (LEYA). Não é fantástico?



Ai, e tem mais um montão de escritores nacionais que eu ainda não tive o prazer de ler, mas sem dúvidas não faltarão oportunidades. E aí, vai ficar de fora dessa onda de livros inteiramente brazucas?!



12 comentários:

  1. Gostei muito do post! Eu nunca tive esse preconceito com livros nacionais não, eu sempre li um livro, independente da nacionalidade, por eu achar que seria bom ou porque parecia ser bom haha. Eu tenho alguns livros nacionais na minha estantes esperando ser lidos, e eu estou muito ansiosa para lê-los. Dos livros que você citou, eu já li os dois primeiros volumes de fazendo meu filme e gostei bastante e dos outros, tenho muita vontade de ler, principalmente Fios de Prata, esse livro parece ser muito, muito bom, eu não vejo a hora de poder lê-lo haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Awn é verdade, o preconceito existe mesmo, mas temos que tentar superá-lo pois tem muuitos autores nacionais capazes e ótimos escritores né? Não li nenhum dos que você citou, mas me interesso pela série FMF e pelo livro do Maurício tbb!

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho uma super vontade de ler O Mundo de Vidro, Lets. <3 Adoro os livros do Maurício.

    Um beijo, Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um preconceito básico em relação a autores brasileiros
    1- pq a maioria escreve livro onde os personagens moram fora do brasil e tem nomes estrangeiros.
    2- como eles esperam fazer sucesso colocando um preço tão caro no livro (que tem menos de 500 pg).
    Sempre tive vontade de ler os livros da Paula mas enquanto esse livro estiver caro não compro,não leio (mão de vaca mesmo).
    A batalha do apocalipse dizem que é bom mas esse livro parece uma bíblia a preguiça fala mais alto, os outros que você citou não tenho vontade de ler.

    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, diferente da maioria eu amo clássicos e nacionais também, só fui ler Machado de Assis aos 14/15, não sei, mas amei, por incrível que pareça também entendi a leitura. rs 
    Enfim, existem autores nacionais, não só os mais renomados, mas também os mais 'novos' que são fantásticos, ainda quero ler algo do Maurício *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  6. Eu, um escritor nacional, agradeço... rs
    :D

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Eu tenho lido poucos livros nacionais, preciso ler mais .-. UAHSUAHSUAH Adorei, adorei o post, boas indicações.

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nossa, ótimos livros!
    Sou louco para ler a série FMF. Parece ser uma série ótima e recebe ótimos elogios.
    Abraço!"Palavras ao Vento..."www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Post maravilhoso, Lets!  Eu super apoio autores brasileiros. Também tive a época da repulsa, mas ai li um livro do Kizzy Ysatis, que é brasileiro, e dai virou meu livro e autor favorito. Eu nunca reclamava muito das leitras obrigatórias, eu adorava na verdade. Acho que porque fui incentivada da forma certa, primeiro li os mais levinhos e só quando eu tinha 14/15 fui ler obras como as de Machado de Assis. Colocar livros desse nível pra uma criança de 12 é malvadeza hahaah Concordo com você, tem que ter um método certo para as leituras obrigatórias.

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, como assim a Paula fechou com essas autoras que eu gosto tanto e eu não sabia? Quero muito ler esses remakes o mais rápido possível!
    A literatura nacional tá crescendo DEMAIS e eu fico muito orgulhosa por isso, como se fosse uma mãe HAUAHUAUA 
    Beijos, Carol - Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  11. Realmente, o Brasil está cheios de bons autores, graças aos bons leitores que somos, esse mercado tá crescendo e dando oportunidade pra quem sabe fazer bem.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc que fazem a gente ler obrigado e no final ficamos traumatizados só com o blog q perdi esse medo e agora leio os clássicos e adoro a maioria, como os atuais; http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog