Nome ϟ●• Starters
Autora ϟ●• Lissa Price
Páginas ϟ●• 367 
Editora ϟ●• Novo Conceito
Nota ϟ●• 9,0


Eu só tinha uma certeza quando fui à Bienal: eu compraria Starters de qualquer forma. Com o lançamento do livro e aquela falação toda, estava com medo de me decepcionar, mas eu não poderia esperar "a poeira abaixar" para ter Starters em mãos. A capa é linda demais, e como é uma distopia, eu sabia que iria adorar. Então eu o li, e com toda certeza minhas expectativas estavam certas. Certíssimas!

A Guerra dos Esporos matou todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Milhares de mísseis com esporos (um vírus mortal) eram lançados por toda a parte, e o Governo decidiu vacinar todos os menores de 20 anos e maiores de 60. Assim, os pais de todos os menores morreram, e aqueles que não tinham avós vivos passaram a ter um destino cruel, tornando-se Starters.
As únicas opções para os Starters eram viver escondidos em prédios abandonados (o que era considerado crime), sem comida ou água em abundância; ou serem levados pelos inspetores para uma das cruéis Instituições.   
Callie Woodland se sentia na obrigação de cuidar de seu pequeno irmãozinho, de apenas 7 anos, Tyler. Sua sorte era contar com a ajuda do amigo Michel, que sempre estava disposto a buscar itens de sobrevivência para os três. Quando Tyler adoece, Callie se vê sem saída: sua única opção é procurar a Prime Destinations.
A Prime promete dinheiro fácil. A única coisa que os Starters tem que fazer é deitar em uma maca e deixar que seus cérebros sejam "desligados", possibilitando que os Enders (vulgos idosos) tomem conta de seus corpos, através de uma estranha transferência de dados. É como se os cérebros dos Enders fossem implantados nos corpos dos Starters. Quando o aluguel de corpos terminar, a Prime pagará uma boa quantia em dinheiro para o Starter.
Mesmo desconfiando do procedimento, Callie não tem outra opção. Aonde mais uma menor sem parentes pode conseguir dinheiro para comprar remédios e ao menos alugar uma casa confortável para o irmão? Em nenhum outro lugar, claro.
Callie terá coragem de alugar seu corpo a um Ender, confiando totalmente na Prime Destinations? 

No início, o livro é confuso. Eu não entendia muito bem o que havia acontecido para que todos tivessem morrido e muito menos conseguia entender o que era de fato um Starter. Tudo bem, eu sou lenta, mas sinto que faltou um pouco mais de informações. De fato é muito chato quando iniciamos uma distopia e temos que ficar lendo páginas e mais páginas de explicações sobre como tudo aconteceu; mas, convenhamos, é de praxe. Afinal, de que outra forma vamos entender o universo do livro? Só fui compreender Starters lá pela página 50 - e foi por isso que decidi explicar tudo no breve resumo acima, já que não é nenhum spoiler. No entanto, depois disso é só alegria. Lissa Price soube conduzir a história de uma forma a prender muito bem o leitor. 
Narrado em primeira pessoa pela Callie, nós vamos descobrindo junto com a personagem todos os segredos que cercam o universo daquele mundo cruel e devastado - e olha que são muitos segredos. O tempo inteiro é perceptível que há alguma coisa errada, e quando descobrimos o que, é impossível não perder o fôlego.
Sobre os personagens, eu adorei todos. Callie é muito corajosa, e tem um amor tão grande por sua única família - Tyler-, que eu torci para que tudo desse certo desde o primeiro minuto.
Tyler é um fofo! Com a perda dos pais, tudo o que ele tem são retratos, uma lanterna de pulso e um cachorro de brinquedo, que foi o último presente de sua mãe para ele. E sabe o que é mais bonito? Ele é feliz e dá valor para cada uma dessas coisinhas! Não tem como não gostar do Tyler, não mesmo.
Michel é um amigo que todo mundo queria ter. Por mais que ele não concorde com Callie em muitas de suas decisões, está sempre ali ao seu lado.
Algo que me incomodou um pouco foi o fato de Starters ser uma série. O final, embora tenha sido espetacular e me deixado com gostinho de "quero mais", poderia ter encerrado a história de Callie. Sério, eu estaria satisfeita se tivesse acabado algumas partes antes, com um desfecho bom. Mas tudo bem, hoje em dia os autores gostam de escrever séries e nos deixar mais pobres, com o final surpreendente que teve eu preciso da continuação. E rápido!

- Você roubará a coisa mais preciosa que essas pessoas têm: sua vida. 


11 comentários:

  1. Oooi! Tenho vontade de ler distopias, e Starters é um deles, achei a história bem interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você dizendo que demorou a entender o livro me lembrou A Hospedeira. 
    Em vários momentos no início do livo pensei em abandoná-lo. É estranho ver um livro que todos falam bem te decepcionar assim no início rs mas depois tudo passou a fazer sentido e eu ameeei a história!

    Starters parece tbm ser assim. Mas sei lá, passei a gostar de livros assim, que detalham bem as coisas. A gente se sente mais dentro da história. =] E ele é bem grandinho também né? rs

    Ele está na minha lista de 'comprar em breve', vamos ver se eu consigo dar uma diminuida na lista de espera, quero muito esse livro!!

    Excelente resenha! Deu pra ter uma melhor noção do que vou encontrar na leitura.

    Beijos, Letícia!

    www.cademinhafluoxetina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Leti, quero mais resenhas! Cadê? Cadê?

    Você está lendo o segundo livro da série "Pretty Little Liars", né? Tá gostando?

    ResponderExcluir
  4. Já diss que quero muito ler esse livro? rs.
    Tô com muita vontade de ler, haha e espero gostar!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que o livro cumpriu com suas expectativas né?! Eu não to tão animada para ler, mas depois de você ter dito que gostou tanto, eu acho que vou ler logo. :D

    Um beijo, Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Este livro ainda está na minha (gigantesca) lista de livros a serem lidos. A menina da capa estava lá na Bienal, né? Achei meio medonha a "fantasia" dela, de verdade.

    Leti, é bom saber que você gostou da história, me deixou ainda mais cheia de vontade de lê-lo. Espero gostar tanto quando você.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  7. A capa de Starters é muito bonita mesmo! Sou apaixonada por qualquer capa que brilhe, hahahha
    Então, posso dizer que essa é uma das únicas distopias que tenho vontade de ler. O "auê" da mídia com a divulgação desse livro é tão grande que até eu fiquei animadinha! Espero não me decepcionar, mas sim adorar como você! ;DAdorei a resenha! ^^

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. O pessoal realmente tem falado sobre o fato de Starters ser confuso, mas eu acredito que todo livro é um pouco confuso no início... até que você se acostume com a história e com os personagens, rs.
    Mas estou ansiosa para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Letícia :D
    Confesso que quando soube desse lançamento, eu fiquei muito curiosa para ler este livro, mas depois acabei perdendo um pouco o interesse, mas, agora, a sua resenha me deixou beem curiosa haha. Ainda acho que vou demorar um pouco para ler este livro porque ele faz parte de uma série e eu estou fugindo de séries no momento, de séries já basta as que tenho aqui para ler e acabar com o meu dinheiro inexistente haha. Adorei a sua resenha, ficou ótimo e me deixou bem curiosa. 
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  10. Oi, Letícia!
    Estou com Starters aqui na minha estante, mas estou dando um tempo em novas distopias até ler A Esperança haha. Eu adoro essas introduções das distopias, adoro saber como o mundo se tornou naquilo, acho incrível e eu sou dessas que adoram uma explicação, odeio ficar perdida. Ainda bem que você avisou, já vou ler o livro preparada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito da capa de Starters, mas de tanto falarem no livro fiquei curiosa para descobrir sobre o que se tratava e depois acabei lendo o livro também.
    Também acho o começo um pouco confuso, sei lá, também gostaria que explicassem melhor sobre a sociedade e como as coisas ficaram daquele jeito, é a parte mais interessante das distopias :/
    Eu gostei do Tyler também, mas já estou cansando desses irmãos doentes/lerdinhos que precisam de toda a ajuda dos irmãos. Sou chata hahahah
    Gostei muito do Michel, mas pra variar ele não passa de um ótimo amigo pra Callie, droga!
    Odeio séries, trilogias e afins, ficar esperando a continuação é um saco! Achei que no caso de Starters só teria mais um livro, Enders.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog