Nome ϟ●• Cotoco
Autor ϟ●• John van de Ruit
Páginas ϟ●• 389
Editora ϟ●• Intrínseca
Nota ϟ●• 4/5


Imagine-se passeando pelo stande da Intrínseca na Bienal quando, de repente, você vê uma prateleira com livros a cinco reais, e entre eles está Cotoco - livro que você sempre ouviu muitos elogios sobre. O que você faz? Sai correndo igual eu, atropelando todo mundo, claro

John Milton tem apenas 13 anos, e fica muito feliz quando consegue uma bolsa para estudar em um colégio interno. Afinal, com uma família tão louca como a dele, quanto mais longe, melhor - serão menos micos pagos. 
No colégio conhece seus novos companheiros de quarto - que só atendem por apelidos-, um mais louco que o outro. Temos Rambo, o típico "pegador"; Cachorro Doido, que como o próprio nome confessa, é doido mesmo - ele adora sair na calada da noite para caçar pombos com seu estilingue, entre outros animais estranhos; Simon, o único que não foi apelidado,é um excelente jogador de rúgbi e críquete; Rain Man é o mais maluco de todos: arranca tufos de cabelo da própria cabeça e sai por aí a noite, além de conversar constantemente com Roger, um gato; Lagartixa vive com alguma doença rara, e por isso seus amigos o abominam; Barril insiste em caçar o fantasma de Macarthur (que morreu enforcado há anos) e descobrir o porque de sua morte; Esponja, que adora espalhar fofocas por aí; e para completar o time, Cotoco (o John), que tem esse singelo apelido porque não tem suas partes íntimas completamente desenvolvidas ainda.  Com essa junção toda de loucuras, não é a toa que os meninos passam a ser conhecidos como os Oito Loucos

Eu demorei muito, muito mesmo para terminar de ler Cotoco. Há algumas partes cansativas, coisas que me cansaram muito - e eu ainda estava numa ressaca literária!. Mas, honestamente? Eu amei!
O livro não é divido em capítulos, e essa foi a primeira coisa com a qual tive que lidar. Quando o capítulo é cansativo você pode pensar "lerei só mais este capítulo e mais tarde leio mais". Mas Cotoco é escrito na forma de diário, e portanto é dividido em "dias". Assim, literalmente, tinham dias que realmente me deixavam com sono, muito sono.
O que me incomodou não foi a narrativa ruim ou qualquer coisa parecida, não mesmo. A narrativa do John van de Ruit é ótima! O que me deixou cansada foram os diversos temas que eu não conhecia e foram abordados constantemente em Cotoco, como críquete e rúgbi. As jogadas eram narradas com a maior expectativa e emoção por parte do Cotoco, e eu ficava pensando "mas, poxa vida, o que diabos são essas casinhas que eles têm que derrubar?". Então, se você conhece um pouco sobre esses esportes, fique tranquilo quanto essas partes, você vai gostar.
Por outro lado, adorei outros temas que o autor decidiu abordar. Como o livro se passa em 1990, na África do Sul, a libertação de Nelson Mandela foi constantemente citada, o que eu achei demais. Além disso, adivinhem que fofo? O Cotoco adora ler, gente! O professor de inglês, Guv, vive emprestando livros para o menino, e ele lê com o maior prazer e ainda faz comentários sobre esses livros - cita até O Senhor dos Anéis!

[...] em caso de dúvida, continue lendo. Os livros nunca deixam a gente na mão. - página 386.

O que me chamou bastante atenção também, foi o amor com tudo: família, amigos, amores. A família do Cotoco de fato não é normal, mas nem por isso ele deixa de amá-los, e chega uma hora que nem mesmo vergonha sente mais. E durante esse ano que acompanhamos a vida de Cotoco, ele se apaixona (até por mais de uma ao mesmo tempo!), torna-se irmão de alguém que nem é do seu sangue, e muitas outras coisas que nos fazem estampar um sorriso na cara.
Eu adorei o final, e até escorregam algumas lágrimas com um acontecimento muito triste. Acabei gostando muito do Cotoco, e só podia pensar em uma coisa quando terminei de ler: eu queria que tivesse continuação. E tem! Fiquei muito feliz ao saber disso, porque essa é uma das poucas séries que eu fico feliz que continue, porque realmente vai ser legal acompanhar o que vai acontecer na vida do Cotoco. Agora é só esperar e torcer para que a Intrínseca lance logo o segundo livro!

Depois de um tempo, tudo que é esquisito fica normal. - página 92.


6 comentários:

  1. Leeeeeeeeeeee, você não tem noção de como eu quero ler esse livro. Ele tá aqui na minha estante, só esperando pra ser devorado, mas por enquanto, como eu tenho muitas resenhas escritas e prontinhas, estou dando prioridade aos livros que me emprestaram; 


    Eu to de volta com o blog, senti muuuuuita falta de vir aqui e senti falta de falar com você. Te adoro *-*. Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  2. eu ainda não li o livro, mas já vi o filme e posso dizer que adorei! Meu namorado já leu e vive insistindo para que eu leia também. Infelizmente, são tantos os livros de parceria que não consigo encontrar uma vaga pra Cotoco. Mas pretendo ler esse livro ainda em Novembro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oii Letícia :)) 
    Nunca ouvi falar desse livro, você acredita? #vergonha
    Parece mesmo ótimo, mas acredito que teria dificuldade em me adaptar também aos "não" capítulos, hahahaha.
    Beijoo|!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente ele estava muuuito barato na estande da Intrínseca haha. Nossa, eu quero muuito ler este livro, mas só fico adiando e de vez em quando olhando ele ali na minha estante, mas acho que lerei logo logo, todos dizem ser tão bom. Adorei a sua resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca havia visto uma resenha do livro, e acho que por isso eu não me interessava. Mas ele parece ser legalzinho, mas daqueles que você tem que ler com outro livro, pois apenas ele, as vezes, cansa.
    Beijos, Carol - Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  6. Eu já comentei nesse post mas vim aqui retribuir aquele comentário incrível que você deixou lá no blog Lê. Fico muito feliz em ter essa amizade de blogsfera com você, adoro ler suas resenhas e é muito bom saber que você gosta do Tudo Tem Refrão. Eu aproveitei o hiatus de verdade, mesmo ele sendo curto *----*

    Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog