Resolvi que  vou fazer uma resenha dos livros que eu ler. Isso porque eu adoro ler resenhas antes de comprar um livro. Então, aí vai minha primeira resenha:

Título ϟ●• A menina que não sabia ler
Autor ϟ●• John Harding
Páginasϟ●• 282
Editora ϟ●• Leya Brasil
Nota: 8,5 

Sinopse

Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

ϟ●•

Eu comprei o livro achando que era uma coisa. Quando li a sinopse pensei que o livro tratava inteiramente do mistério de "Por que Florence não era autorizada a entrar na biblioteca?" Já assistiu "Coração de Tinta?". No filme, alguns personagens podem dar vida às palavras. Achei que fosse algo parecido com Florence. Maaas....
O livro começa com a pacata vida de Florence e de Giles. Florence vai à biblioteca uma certa vez e descobre sua paixão pelos livros (mesmo não sabendo ler). Então ela se "auto-alfabetiza" e passa a ir escondida à biblioteca "devorar" os livros.
Ate´aí tudo ótimo. Até que seu irmãozinho Giles vai para a escola e a garota fica sozinha em Blithe (a casa onde mora). Ela segue sua vidinha e todas as tardes recebe a visita de Theo, um garota asmático que passa o verão (e o período doente de sua vida) na cidade de Florence. Ótimo; o livro está seguindo seu curso normal e fazendo jus ao tema. De repente! Começa uma falação sobre um tal sonho que a Florence tem com o irmão no qual uma mulher parece querer faze-lo mal. O assunto estranho sobre o sonho finalmente cessa.
Theo, o menino que Florence taaanto odiava, passa a ser seu queridinho. Giles volta para passar as férias e anuncia que foi expulso da escola. Uma nova preceptora (o que seria equivalente a uma professora que leciona em casa, para nós) chega à Blithe. Começa uma outra história de que a preceptora anterior havia morrido, blá-blá-blá.

O que eu mais odiei mesmo foi o fato do livro mudar abruptamente. Não, essa não é a descrição correta. O livro até segue um curso normal, digamos assim. Mas realmente não faz jus ao título e muuuito menos à capa. Mas enfim, como eu gosto de um bom mistério, eu gostei do livro. Na orelha do livro está dizendo que ele é um verdadeiro "vira-páginas", e eu devo concordar. Em dois dias eu li ele inteirinho e, por mim, ele poderia até ter durado mais um pouquinho.
Um outro problema é que muitas das perguntas mostradas na sinopse não são respondidas. "Quem eram os pais de Florence?";"Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula?" (tá, essa última até pode ser por uma ligação enorme entre Florence e seu irmão, mas mesmo assim, nada fica claro).Posso dizer que o final é surpreendente e eu contaria tudo aqui, se não fosse estragar o ódio que você vai sentir de Florence. É o primeiro livro que eu li em que a mocinha vira vilã, e mesmo assim, depende do seu ponto de vista. Afinal, tudo o que Florence faz, é para defender o irmão (e, sério, eu não sei se ele realmente corria algum perigo). Para quem gosta de mistério (como eu hehe'), vale à pena!

  


6 comentários:

  1. hummm o livro parece legal, quem sabe não consigo le-lo qualquer dia desses..

    bjuss
    Su
    estilogarota.com

    ResponderExcluir
  2. É um livro muito bom para quem gosta de mistério sim =) Quando vc puder, leia, vc vai gostar Su ;)

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  3. haha, achava que era péssimo. mais sua resenha mudou completamente minha visão. obrigada pelas visitas no meu blog :D

    ResponderExcluir
  4. Rsrs Que bom que mudou Bruna =D Aa, magina, seu blog é muito bom!

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  5. To com muiita vontade de ler este livro,parece ser legal!

    =D

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog