Nome ϟ●•  Wake - Despertar
Autora ϟ●•  Lisa McMann
Páginas ϟ●•  205
Editora ϟ●•  Novo século
Nota ϟ●•  8.5

Sinopse

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare

ϟ●•

Cuidado, os seus sonhos estão sendo observados por uma garota de 17 anos, Janie Hannagan. Ela é sugada para os sonhos das pessoas. Não que ela queira, porque ela odeia isso. Ainda mais quando são pesadelos. Já pensou se você fosse arrastado para um daqueles pesadelos horríveis? Argh!
Deu para sentir o drama de Janie? É, a coitada passa por isso toda vez que alguém se atreve a pegar no sono ao lado dela. É claro que se uma porta for posta entre o dorminhoco e Janie, estará tudo em seu mais perfeito curso: o sonhador sonhando seu sonho e Janie tranquilamente acordada. Mas isso raramente acontece. Janie nunca sonha seus próprios sonhos, são sempre os sonhos dos outros. Isso, é claro, até ela conhecer Cabel Strumheller, que lhe proporciona momentos do mais puro e inocente sonho - ou não. Não para o caso de Cabel sonhar insistentemente com um homem-monstro que tem facas no lugar das mãos. Não para o caso de Cabel Strumheller entrar nos sonhos de Janie - mesmo aqueles sonhos que não são exatamente de Janie.
A leitura de Wake foi fácil e rápida para mim. Eu reclamei muito, muito mesmo por ter que ler diversas resenhas antes de comprar o meu Wake para ler. Mas eu me puni por ter reclamado logo após as três primeiras páginas. Se eu não tivesse visto cada reclamação quanto o jeito que Wake é narrado - total e indispensavelmente no presente -, não estaria "neutralizada" quanto a este fato, e não teria acompanhado a história, pois estaria preocupada em tentar me acostumar com aquilo. O que me ajudou a passar pela barra que é a narrativa de Wake, também foi ter lido "Para Sempre"-só pra constar, um livro não tem NADA a ver com o outro rs -  , antes desse livro, porque "Para Sempre" também é narrado no presente e eu sei o quanto foi difícil me acostumar com aquele jeito estranho de escrever rs.
Para quem ainda não leu" Para Sempre" e quer ler "Wake", faz o seguinte: pega Para Sempre, leia e fique com raiva do livro. Depois pegue Wake e leia. Você vai ver como ameniza bastante a situação.  E para quem já leu Para Sempre e mesmo assim odiou o jeito que Wake é narrado... Bem, continue lendo a resenha e me ache doida - porque eu sou.
Acho que se Wake fosse escrito de outra forma, iria perder totalmente a essência que me fez gostar dele. Porque eu, de fato, gostei do livro. É uma história diferente, totalmente diferente do que estamos acostumados a ver por aí: não existem anjos, vampiros, imortais, nem aquela garota que está incondicional e irrevogavelmente apaixonada pelo mocinho. Lisa soube escrever - do jeito louco e cronologicamente correto dela, mas soube - uma história que prendesse o leitor.
O começo é... fraco, uma introdução bem introdutória da história. Acompanhamos a vida chata de Janie, desde pequena, quando começou a entrar nos sonhos das pessoas. E depois vem a parte boa: Cabel. Não, não é só porque ele é o mocinho tudo de bom da história. É porque ele realmente surpreende com suas atitudes e dá aquela  pitadinha de pimenta na vida de Janie. 
Eu gostei da Janie. Ela quase não corre atrás do Cabel. Mas eu também a odiei um pouco durante 20 páginas, porque eu não entendi o motivo de certas atitudes dela. Mas tudo bem, eu superei isso e estou torcendo por ela =)
Quero ler Fade. Não estou muito louca por Fade, mas eu quero ler, para saber a quantas andam a vida de Janie e Cabel. Mas acho que vou esperar até o ano que vem - que é daqui a exatos 19 dias rs- para continuar acompanhando a história.
Então, se você não se importa de observar o sonho de outras pessoas, pode ler Wake tranquilamente: é uma boa leitura ^^




8 comentários:

  1. Nossa, o começo de Wake, quando li, foi um saco, porque eu simplesmente NÃO estou acostumada com esse tipo de leitura - no presente. Mas, como a história é boa e é curta (li em um só dia - tá certo que eu tava entediada, mas mesmo assim), acabei gostando. Não estou desesperada para ler Fade ou Gone - provavelmente vou esperar as minhas amigas comprarem e então pegar emprestado, mas é uma história boa e, para variar, um pouquinho diferente.
    Bjs,
    Isa.
    *P.S.: desculpa o comentário enorme :$
    ~Portal dos livros

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou ler esse livro ainda nas férias, parece ser bom...

    ResponderExcluir
  3. Ainda me pergunto, SERÁ QUE SÓ EU NÃO ACHEI ESTRANHO A NARRATIVA DE WAKE? Eu acho que é por que eu estou acostumada com fanfics toda escrita errada, então é mais facil se acostumar. Até gostei dessa narração, por que dá uma aceleração a mais no coração. Amei a sua resenha, como sempre, parabéns!! E eu nem sei como estou aguentando sem Fade, pois quero muito o livro.

    Beijos, Poiison Giirl
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  4. Ei Lets!

    Eu estranhei d+ a forma como Wake é narrado.
    Acho que acostumei mesmo lendo Fade.

    Cabel compensa tudo mesmo. Ele é fofíssimo!!!

    Boa leitura de Fade no ano que vem! rs

    Bjins

    ps.: Eu não estou desesperada para ler Gone, tipo que a minha vida não tá dependendo disso (rs). Mas assim que sair eu vou comprar para ver como a história termina.
    ps2: Adoro ps!

    ResponderExcluir
  5. ei Letícia. ^^
    Ainda não li wake, =/

    tenho ele em casa, mas não tive a oportunidade de ler, mas espero gostar. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha.
    E Poiison, somos duas! Eu amo o jeito que Lisa escreveu Wake-Fade-Gone, é tão envolvente. Não sei, dá um... Impacto.
    Como fã, sou suspeita de comentar.
    Parabéns pelo blog. ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas ^^

    Poiison...rs Eu também não achei super estranha a narrativa, porque já estou acostumada. Acho até que se fosse de outro jeito, o livro não iria ser bom ^^
    Lu, o Cabel é super fofo mesmo *-* Adore ele rs Eu não sou muito fã de Para Sempre não, mas eu gosto da históra ^^
    Stefany, obrigada por seguir =)

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  8. Eu amei Wake e mais ainda Wake. Não, as histórias não tem nada de surpreendentes e nem são AS MELHORES, mas é gostoso de ler. Vc passa a gostar de Jane e a AMAR Cabe. Não é nada que vá mudar sua vida, mas eu devorei os dois livros e não vejo a hora do último sair.
    =)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog