Nome ϟ●• Correr ou Morrer - Maze Runner #1
Autor  ϟ●• James Dashner 
Páginas  ϟ●• 426
Editora  ϟ●• V&R
Nota  ϟ●• 10

Sinopse 

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue se lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos. “Bem-vindo à Clareira, Fedelho.”
A Clareira. Um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali. Nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador.
Porém um fato altera de forma radical a rotina do lugar: chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina. Mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

ϟ●•

Você leu essa sinopse? Pois é. Quando eu li isso eu senti uma tremenda necessidade de ler esse livro.  Então o requisitei emprestado, foi quase um mandato judicial. E por uma boa causa. Me viciei em descobrir uma saída também.

Ele estava em uma Caixa escura e assustadora. Não sabia o que estava acontecendo. Então a Caixa começou a se mover lentamente. Durante um bom tempo. Até que se abriu. E então ele deu de cara com meninos o olhando e o chamando de Fedelho. O que estava acontecendo?
Thomas. Essa é a única coisa da qual o menino se lembra de sua antiga vida. Idade, aparência, família, amigos, nada disso faz parte de suas memórias. Ele está completamente sozinho em um lugar que chamam de Clareira, onde o único que tenta se aproximar dele é Chuck, um *cara de mértila que não fecha a boca por um segundo sequer. Os demais garotos, não explicam uma palavra à Thomas sobre o que acontece na tal Clareira e o que ele está fazendo ali. Disseram a Thomas que no dia seguinte, ele faria uma  expedição e ficaria sabendo de algumas coisas. E de fato isso acontece. Mas no instante em que Thomas descobre que a cada 30 dias um Novato é mandado à Clareira; que a cada uma semana exata são mandados os suprimentos necessários para que os garotos sobrevivam na Clareira;  que existe um Labirinto, o qual parece ser a única saída daquele lugar; que o Labirinto é perigoso; que lá existem bichos horrendos, os Verdugos; No instante que tudo já não faz mais sentido, as coisas só pioram. Um DIA após a chegada de Thomas, a Caixa se abre novamente. E lá está uma garota. Uma MENINA. Nunca antes uma menina havia sido Enviada. E, pior, a menina traz consigo uma mensagem. "Tudo vai mudar". E um bilhete. "Ela é a última".
Depois do acontecimento, a Clareira vira de cabeça para baixo. Thomas quer ser um Corredor. Um dos garotos que arriscam a vida no Labirinto todos os dias para tentar encontrar uma saída. Thomas sabe do risco, sabe que é preciso ser muito bom para ser um Corredor. Sabe que se um dos Verdugos o pegar, estará em uma péssima situação. Sabe que após o pôr do Sol, as quatro imensas Portas que cercam a Clareira se fecham, e se alguém ainda estiver no Labirinto, ficará lá preso com os Verdugos. Mas não tira aquela maldita ideia de ser um Corredor da cabeça.
E, para ter ordem, a Clareira tem regras. E a regra Número Um é não ultrapassar as Portas, não entrar no Labirinto sem que você seja um Corredor.  Você quebraria esta regra?

James tem um jeito de escrever que prende o leitor. O fato de no início eu ler o livro calmamente, não significa de maneira alguma que a história estava fraca. Desde o começo há muita ação, é ação da primeira à última página, sério! São muitas perguntas, muitos mistérios. E, como é uma trilogia, claro que não ficamos sabendo de tudo neste primeiro livro. Mas todas as respostas essenciais foram dadas.
O começo é instigante, a metade é pura aventura, o final é arrebatador. Foi o melhor livro que eu li de aventura. Teve um começo excelente que me fez pensar "Meu Deus, que livro!", um clímax que me fez querer desesperadamente descobrir a saída do Labirinto e um final que me fez dizer em alto e bom som: "Genial!". Genial? SIM! Este é um livro que não possui final feliz, lembre-se disso. SPOILER: Quando parecia que tudo estava bem e que os Clareanos finalmente estavam sob segurança, vem o Epílogo e nos mostra que não tem nada de bom ali. FIM DO SPOILER (:
Instigante, sangrento, assustador. "Correr ou Morrer" é tudo isso. Eu li desesperadamente, e não consegui desvendar a charada nem lendo a última página do livro (sim, eu fiz isso em um momento de desespero =/). E quando FINALMENTE descobri algo, me senti um gênio. Duas linhas depois o Chuck disse a mesma coisa que eu, e então me senti humana novamente (porque, pobre Chuck, ele é lerdo pra entender as coisas! Então, se ele descobriu, obviamente qualquer ser humano conseguiria.).
Não posso deixar de comparar o livro com outras duas séries. Jogos Vorazes e Percy Jackson. O enredo é muito parecido com o de JV, toda essa história de [/spoiler?] jogar pela vida. No entanto, Correr ou Morrer mostrou muito mais ação do que Jogos Vorazes, o que me conquistou totalmente e me fez classificá-lo como "melhor" que o outro. E a forma como James narra... me lembrou demais o Tio Rick! É uma leitura leve e fácil - embora com um tema muito mais pesado que PJ.  Enquanto lia não pude deixar de me deliciar com as palavras e lembrar de Percy Jackson.
Com tudo isso, não poderia deixar de dar 10 para o livro. É uma ótima tirada para quem gosta de muita aventura e mistérios.  Sou amante de mistérios, portanto, esse livro foi uma jogada de mestre na minha ressaca literária. Não posso deixar de confessar que estou a ponto de pedir dinheiro no farol para comprar "Prova de Fogo", o segundo livro da sério Maze Runner.

* palavras como "mértila" e "plong" são frequentemente usadas no livro, sem um significado específico.  Entrei no clima =P


P.S. Acho que peguei a mania da senhorita Luciana de escrever demais quando gosto de um livro u_u

2 comentários:

  1. Lets, Lets sumida!

    Adorei a resenha e fiquei louuuuca para ler este livro. Como te disse, estava pensando neste livro hj de manhã, e sua resenha veio a calhar.

    Ai, ai... Becky Bloom se sacudindo dentro de mim.

    kkk... Aprendeu mesmo comigo! Quando gostamos escrevemos mesmo, né?!

    Bjokas e vê se não demora a voltar ^^

    ResponderExcluir
  2. o plong eu sei q é o barulho de bosta caindo na agua kkk, o chuck diz isso no livro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog