Nome ϟ●• A invenção de Hugo Cabret 
Autor ϟ●• Brian Selznick
Páginas ϟ●• 533 
Editora ϟ●• Sm
Nota ϟ●• 10


Eu não sabia muito bem o que esperar de A invenção de Hugo Cabret. Só sei que quando meu irmão recebeu este livro na escola e me mostrou, fiquei encantada com a sinopse e com as diversas imagens que avistei quando folheei o livro. E acho que foi exatamente por não esperar nada, que eu acabei adorando a história do pequeno Hugo.

Hugo Cabret perdeu seu pai em um terrível incêndio. Tudo o que lhe restou como lembrança do pai foram um autômato quebrado - que Hugo insiste em consertar, crente de que o pai havia lhe deixado uma mensagem através do boneco - e um caderninho onde seu pai anotou todas as instruções para conserto do autômato. Ah, e claro, um tio bêbado que leva Hugo para ser seu “aprendiz” em consertar os relógios da enorme estação de trem.
Quando seu tio some, Hugo se vê obrigado a se virar sozinho roubando alimentos, além de ter de ajustar os imensos relógios da estação todos os dias para que o inspetor não sinta falta de seu tio e acabe levando-o para um orfanato, deixando o garoto sem o precioso autômato.
E durante essa interessante rotina, Hugo descobre que o autômato e o caderninho podem o levar a lugares que ele nunca imaginou.

Eu não poderia descrever o livro de outra forma senão simples e cativante. Sim, foi um livro escrito especialmente para crianças, com todas as imagens e palavras simples, mas isso não impede de forma alguma que qualquer pessoa se encante com a história de Hugo. Aliás, é exatamente a forma simples e direta que me envolveu totalmente na história.
Sem falar que as ilustrações serviram para me encantar ainda mais. De início só pensei “nem vou olhar esses desenhos, afinal eles só estão aí para prender as crianças na história”. Mas, como uma eterna criança que sou, acabei descobrindo que as ilustrações fazem parte da história, e de uma forma brilhante. Sem prestar atenção nelas, é quase impossível entender o que acontece em alguns momentos. Eu achei isso incrível, porque o texto “conversou” com as imagens de uma forma que deixa qualquer um encantado (quantas vezes eu já usei a palavra ‘encantado’ e derivados?).  
A forma como o autor faz questão de deixar o leitor “em casa” desde o primeiro minuto, também me conquistou. Me senti assistindo um filme, e pude visualizar claramente cada cena diante dos meus olhos enquanto lia o livro.
O pequeno Hugo me encantou (de novo) também. Um menino de doze anos ter a coragem que ele tem...É pra deixar qualquer um de queixo caído. Se eu estivesse no lugar dele com certeza não teria conseguido fazer um terço do que ele foi capaz. E o melhor é que ele também tem seu lado espevitado, seu lado ‘criança’, o que torna o personagem ainda mais real.
E quer saber o mais legal do livro? É baseado em uma história real. Quem gosta de cinema vai amar conhecer mais sobre George Méliès, um dos precursores do cinema. Achei incrível o autor conseguir transmitir a ficção em meio a tanta realidade!
Eu devorei as vinte e seis mil cento e cinquenta e nove palavras do livro (e não, eu não contei palavra por palavra, antes que você pense que eu pirei de vez), e super recomendo!

Mas antes de virar a página, quero que você se imagine sentado no escuro, como no início de um filme.

15 comentários:

  1. Oie Letícia!
    Menina, você sempre me deixa com água na boca (no bom sentido), pra ler tais livros!
    Vi numa "caixinha de correio" uma vez, uma garota mostrando esse livro, e fiquei encantada pelas ilustrações... *---* #Perfeito!

    Mesmo não sendo muito curto (quinhentas e poucas páginas!), acho que é até melhor! Quero muito ler o livro, quero muito ver o filme, queria muito conhecer o Hugo também... hehe'

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Letícia!
    Eu assisti ao filme e amei! E só depois de assisti-lo que descobri que é baseado em um livro. Quando fui na livraria depois de assistir ao filme, achei esse livro lá e folheei ele. Liiindo! Fiquei encantada por ele *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Let!
    Eu vi o filme, é nossa, me apaixonei loucamente. Ele todo, todo mágico <3  Que maldade essa sua resenha, Let haha Tô morrendo de vontade de ler o livro (mais um na lista eterna)  Eu peguei ele na Saraiva um dia desses e fiquei babando com as ilustrações, ele é muito lindo, né? Quando aliviar a fila de livros eu vou encaixar ele na estante!

    Beijão
    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita curiosidade em relação a este livro, principalmente em relação as ilustrações do livro que pelo que todo mundo diz, deve ser muito linda. Eu já assisti ao filme porque eu não aguentei haha queria muito mesmo conhecer a estória do livro, mas isso não tirou minha vontade de ler o livro, na verdade, só ampliou haha. Adorei a sua resenha, ficou ótima.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom você recomendar este livro. Eu sempre tive curiosidade de lê-lo, principalmente por sua arte tão diferente. Parece ser bem rápido mesmo e tenho certeza de que é cativante. Só o preço que não é muito cativante, não é mesmo? :// Eu queria comprá-lo mais barato.

    Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  6. Acredita que ainda não assisti ao filme? quero taaanto. Adoro filmes assim, me encanto mesmo!
    Adorei o post Lets, beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Oi! :)
    Eu ainda nem vi o filme, acredita? Mas quero muito. Acho uma delícia filmes nesse estilo, ainda mais sobre cinema e com toque de aventura...
    Fiquei com vontade de ler o livro também, mas acho que verei o filme antes.

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que delícia! Eu passo por este livro nas bancadas das livrarias com vontade, mas não com aqueeeeeeeeela necessidade. Parece realmente delicioso, adorei a resenha *o* Lerei uma dia. Adoro livros com ilustrações! Não adianta, alma de criança detected aqui também, hahahha. Beijos!

    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
  9. Eu estou simplesmente LOUCA por esse livro! baixei o filme aqui já mas não tive coragem de assistir ainda porque PRECISO ler o livro primeiro rs tantas foram as vezes que passei raiva assistindo ao filme antes de ler o livro que dessa vez eu me proíbo rs

    Excelente sua resenha, nos deixa ainda mais com vontade de ler! Não tem jeito, vou ter que comprar!! 

    Me conte depois o que achou de Anna e o Beijo Francês! Várias pessoas já me pediram pra troca-lo mas não consigo fazer isso, eu amo aquela capa! kkkkkk

    Beijos, Leticia! ^^

    www.cademinhafluoxetinablogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estou encantada com esse livro também. Ainda não li, mas folheei e fiquei babando em cada página que olhava. Parece ser uma história incrível e bem gostosa de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Tô louco para ler o livro e também assistir o filme. Acredito que gostarei de ambos.
    E adorei a resenha. Só me deixou mais curioso. (:
    Abraço!"Palavras ao Vento..."www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Eu só estou esperando ler o livro para pegar o livro para assistir. Pelo o que já me disseram, ele é muito fofo. <3

    Um beijo, Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Awn, que já assisti o filme e já fiquei encantada com ele, imagina lendo o livro, ainda mais com ilustrações, AMO ilustrações, o enredo parece ser muito cativante mesmo, espero ler em breve!

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  14. Eu tô MORRENDO de vontade de ler o livro desde que vi o filme e me apaixonei. Achei a história genial, e o livro deve ter muito mais informações do que nos foram passadas no filme.
    Beijos, Carol
    Thousand Worlds

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Eu vi o filme e adorei, então estou curiosa em relação ao livro. Que bom que gostou, adorei a resenha. Poxa, as ilustrações são tão lindas UAHSUAHSUA 

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog