Nome ϟ●• Reencontro
Autora ϟ●• Leila Krüger
Páginas ϟ●• 494
Editora ϟ●• Novo século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)

Nota ϟ●• 3/5


Quando fiquei sabendo que a Vanessa, do This Adorable Thing estava organizando o book tour de "Reencontro", da Leila Krüger, não pude deixar de me prontificar a participar. A capa é linda, e mesmo sem ter lido a sinopse eu já imaginava que seria um romance fofo de duas pessoas que tiveram um amor no passado e tem a oportunidade de se reencontrar. Acontece que "Reencontro" não é isso, por mais que nas primeiras páginas possa parecer. 

Trata-se de Ana Luiza, uma moça de vida nada fácil. Após os dois únicos amores que ela realmente considerou verdadeiros serem perdidos (ou se perderem dela), Ana não acredita mais nisso. Não acredita em amor, em , em Deus, em paz. Para ela não há mais esperança, mesmo Nana, sua melhor amiga, insistir em dizer que Deus e o amor existem sim, e que um dia Ana Luiza será muito feliz.
A gaúcha Ana Luiza é descontrolada também: bebe demais, sem hora para parar, além de se envolver com drogas pesadas que podem acabar com sua vida - mas é claro que ela não pensa assim, apesar de ter consciência de que o que faz não é certo.
Na faculdade de Odontologia, na PUC, ela conhece Rafael, que lhe mostrará que a vida é muito mais do que um monte de nuvens negras.

A forma como Leila nos conta a história de Ana é marcante. Mesmo sendo narrado em terceira pessoa, é intenso o jeito como nós acabamos enxergando as coisas da forma que Ana Luiza as vê. Foi difícil ver tudo desse jeito, já que é totalmente o contrário do que eu penso. 
No início, até pensei que Ana fosse uma personagem "cabeça de vento", vazia demais. No decorrer da história, no entanto, fui a entendendo. Ana é uma moça com muitas cicatrizes deixadas pela vida, e talvez por isso tenha cometido tantas besteiras. Mas como ela mesma e Rafa afirmam, "nada acontece por acaso".
Leila me conquistou escrevendo uma história com um temas corriqueiros hoje em dia, como a dependência química e alcoólica,  e passou uma lição muito bonita de que, por pior que as coisas estejam, nunca é tarde para mudar.
"Reencontro" também traz várias e várias citações ao bom e velho rock'n'roll (com direito a November Rain, do Guns'n'Roses e tudo o mais!) e, claro, a famosos e importantes escritores, como Clarisse Lispector e Cecília Meireles, o que deixou a história com um toque especial.
Dei três estrelinhas no Skoob porque achei que as coisas poderiam ter sido melhor aprofundadas - desde a história até os personagens. Além disso, me incomodou muito os "tu" e "gostastes" usados em todo o livro. Sei que a autora e os personagens são gaúchos, mas como não estou acostumada com o sotaque, me senti deslocada. 




6 comentários:

  1. O que mais me incomodou no livro foram as gírias. Também me senti deslocada. Mas não gostei tanto do livro assim...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pela sinopse, eu esperava mais. Estava achando que teria sim uma maior profundidade nos personagens, nos assuntos. E essa utilização de 'tu' iria me incomodar também, ainda bem que você avisou na sua resenha :)


    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já vi a capa deste livro várias vezes, mas nunca tinha parado para ler a sinopse. O livro parece ser interessante, mas não sei se esse é o tipo de livro que eu gostaria, sabe haha. Adorei a resenha!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bah, achei interessante ter a forma 'gauchês' de falar no livro. rs Eu não sou gaúcha, mas aqui em Belém também falamos 'tu' e 'gostastes', então não seria tão estranho assim ler a narrativa dessa forma.

    De qualquer maneira o livro me parece ser interessante, espero um dia ter a oportunidade de lê-lo ><

    Beijos

    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Letícia! :) Eu já tinha visto o livro, mas não sabia ao certo do que se tratava. Pela capa, eu imaginei um enredo bem teen, com conflitos dessa época, mas com toque de humor.

    No entanto, o livro tem uma narrativa densa e uma história que, ainda que não muito aprofundada, é marcante. Ai, esses livros mexem tanto com o leitor... Não sei se leria, Lets! xD


    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Eu já li "Reencontro" e curti a leitura.
    Entendi sua opinião sobre a maneira dos gaúchos falarem, mas quando me acostumei, nada mais me incomodou.
    É uma pena que você tenha achado que a autora não se aprofundou muito. Mas isso é relativo.
    Enfim, gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog