Nome ϟ●• O Herói Perdido - Os heróis do Olimpo #1
Autor ϟ●• Rick Riordan
Páginas ϟ●• 439
Editora ϟ●• Intrínseca
Nota ϟ●• 10

Sinopse

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

ϟ●• 

Eu não pensei muito antes de sugerir este livro como meu presente no amigo secreto. Afinal, é do Tio Rick. E eu realmente não estava enganada em apostar que este livro seria MUITO bom.

Jason acordou em um ônibus, ao lado de uma menina. De mãos dadas com essa menina. Ele só se lembrava que seu nome é Jason. Mais nada. Sobrenome, de onde veio, aonde está...nada. Mas a menina o conhece. Piper, sua namorada. E também tem Léo, um garoto engraçado que diz ser o melhor amigo de Jason.
Tem o Treinador Hedge também, que está gritando com o pessoal do ônibus. Pelo que Jason entendeu, eles estão indo fazer pesquisa de campo no Grand Canyon. Mas quando Jason tenta contar à seus amigos que não se lembra de nada, Piper e Léo não acreditam no rapaz.
Até o momento em que são atacados por espíritos da tempestade no Grand Canyon, claro. Quando Jason começa a voar, Annabeth (alguém aí não conhece Percy Jackson?) aparece e os três são levados para o Acampamento Meio-Sangue, Piper e Léo têm certeza de que Jason fala a verdade e de que alguma coisa muito estranha está acontecendo.
Além disso, Percy Jackson está desaparecido há alguns dias, e Annabeth está em pânico. Para piorar a situação, o Olimpo está fechado, ou seja, os deuses se recusam a falar com os semideuses, e ninguém sabe porque.
Agora que foram reclamados por seus pais deuses e sabem a qual chalé pertencem, Jason, Piper e Léo se deparam com uma nova profecia, a qual parecem fazer parte:
Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.
Os três amigos agora precisarão sair em uma aventura para salvar o Olimpo e impedir que uma enorme tragédia aconteça aos semideuses - e ao mundo todo.

Desde o início tem muita aventura. Em nenhum momento o livro fica fraco ou entediante - como acontecia algumas vezes em Percy Jackson (ok, é IMPOSSÍVEL não comparar os livros do Rick com Percy). O herói da vez é Jason (inúmeras vezes no início do livro eu lia Jackson ao envés de Jason), e eu gostei dele. Mesmo porque, ele é muito parecido com o Percy *-*
Falando em Percy, o garoto está sumido. Desapareceu, ninguém sabe onde foi parar. E sinto que isso foi uma jogada genial do Tio Rick. Porque, se Percy estivesse presente, com certeza nós, leitores, enxergaríamos ele como o herói, como o protagonista. E a história não é mais sobre Percy. É outra profecia, portanto, outro herói. Sumir com Percy foi como dar uma chance à Jason de se destacar.
Tenho que falar de Léo. Embora Jason seja o herói, o futuro salvador da pátria, Léo se saiu bem melhor, na minha humilde opinião. O garoto é engraçado - me arrancou várias risadas durante a história - e muito, muito inteligente. Sem ele a missão não teria terminado tão bem. Embora tenha me irritado com ele em alguns momentos por ele se rebaixar e ficar pensando "Ai, o Jason é melhor, eu sou apenas uma opção", ele realmente foi a revelação do livro, o personagem favorito para mim.
Só Jason que...bem, eu não acho ele assim tão herói, sabe? Ele é bom na luta, é verdade. Inteligente até, contando o fato de ele estar desmemoriado. [/SPOILER Mas no final é dada uma missão muito grandiosa para ele, uma missão que o fará HERÓI DOS HERÓIS./] E, sabe, eu não acho que ele mereça ser tudo isso. 
Acho que o único defeito do livro vem da tradução/revisão. Inúmeras vezes havia uma troca de nomes absurda. Por exemplo, a frase se referia à Jason, mas ao envés de escreverem JASON escreviam LÉO. Oi? Tive que voltar parágrafos para ver se eu não estava ficando louca E pra entender à quem de fato se referia. Algumas palavras com grafia errada também me incomodaram (odeio erros gramaticais em livros, ODEIO).
Em O Herói Perdido, o Tio Rick mantém uma linha que veio percebendo desde que li A Pirâmide Vermelha: os capítulos têm narrações alternadas. São todos narrados em terceira pessoa, mas cada capítulo tem como foco um dos três semideuses principais (Jason, Piper ou Léo). E eu achei os capítulos do Jason os mais chatos, pronto falei. Para quem já leu A Pirâmide Vermelha, não haverá espanto com o estilo de narração de O Herói Perdido.
Rick conseguiu criar uma nova Profecia muito empolgante, um gancho de Percy que sinto que renderá boas histórias ainda. Ah, aqui nesse livro, além da mitologia grega, somos apresentados à um pouquinho da mitologia romana também, o que eu achei muito legal! Mas é claro que se você não gostou de Percy Jackson, não há chances de gostas e O Herói Perdido.  Alguém ainda tem dúvida de que é recomendadíssimo?

4 comentários:

  1. Vou chorar! Quero muito esse livro e sua resenha me deixou mais que louca por ele! *ooooo* Vou pedir de presente! kkk
    Seja bem vinda de volta sumida! hehe
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro também <3 Tão tudo de bom, me apaixonei desde o começo do livro. Adorei também o lance das narrações intercaladas entre os três protagonistas, ficou bem legal. Ótima resenha e bem-vinda de volta, né? UASHAUHS faz tempo mesmo, espero que apareça mais vezes <3

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Ei Lets!

    EU QUERO!!!
    Se o tio Rick pos a mão, não há como ser diferente. 
    A história parece ótima mesmo.

    A Intrínseca não é de cometer tantos erros... estou até estranhando.

    Mais um livro para minha infinita lista de compras.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Ei Lets!

    EU QUERO!!!
    Se o tio Rick pos a mão, não há como ser diferente. 
    A história parece ótima mesmo.

    A Intrínseca não é de cometer tantos erros... estou até estranhando.

    Mais um livro para minha infinita lista de compras.

    Bjins

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog